O Ministério das Relações Exteriores declarou, nesta terça-feira (13), que acompanha “com preocupação” a evolução das manifestações em diversas localidades do Irã, de acordo com um comunicado oficial divulgado pela pasta.
No documento, o governo brasileiro “lamenta as mortes e transmite condolências às famílias afetadas” pelos episódios de violência. Os protestos, que estão em curso desde o dia 28 de dezembro, já provocaram a morte de civis, autoridades e integrantes das forças de segurança iranianas.
No comunicado, o Itamaraty sublinha o princípio da autodeterminação ao afirmar que “cabe apenas aos iranianos decidir, de maneira soberana, sobre o futuro de seu país”. Esta declaração surge num momento de elevada tensão internacional, marcado pelo aumento da retórica agressiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o governo do Irã.
Para finalizar, a diplomacia brasileira reforçou a necessidade de uma solução diplomática para a crise. O texto afirma que “o Brasil insta todos os atores a se engajarem em diálogo pacífico, substantivo e construtivo”, visando estabilizar a situação na região e evitar novos confrontos.
