O presidente Lula celebrou, em suas redes sociais, o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, que teve sua aprovação anunciada na tarde desta sexta-feira (9) pela presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen.
“Uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos”, afirmou o presidente Lula.
Além de celebrar o acordo, Lula destacou a importância do acordo: “uma sinalização em favor do comércio internacional”. O presidente brasileirio teve papel importante na formatação do acordo e tinha, como prioridade, a consolidação do tratado ainda no ano passado, quando o Brasil presidia o bloco sul-americano.
Lula declarou que foi um “dia histórico para o multilateralismo” e relembrou os longos 25 anos de negociação até a conclusão do acordo.
“Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre-comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22,4 trilhões”, afirmou.