Antes de assumir presidência do STF, Fachin participa de encontro com papa Leão XIV no Vaticano

Poucos dias antes de tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin esteve neste sábado (20) no Vaticano, onde participou do Jubileu dos Operadores da Justiça, evento promovido pelo papa Leão XIV.

O encontro, realizado na praça de São Pedro, reuniu juízes, advogados, procuradores e outros profissionais do direito de diversos países. Devido ao grande número de participantes neste ano, uma estrutura especial foi montada na área externa, para que o pontífice pudesse ficar mais próximo dos fiéis.

Católico, Fachin acompanhou o discurso do papa, que destacou que a justiça “não pode ser reduzida à mera aplicação da lei ou à atuação dos juízes”. Segundo Leão XIV, ela se concretiza “quando se volta para os outros, quando a cada um é dado o que lhe é devido, até alcançar a igualdade em dignidade e oportunidades”.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Em sua fala, o pontífice também citou ensinamentos de Santo Agostinho sobre a relação entre Estado, justiça e fé. “Sem justiça não se pode administrar o Estado; é impossível que haja direito em um Estado onde não há verdadeira justiça”, afirmou.

Após a cerimônia, Fachin cumprimentou o papa em fila de fiéis. A viagem foi custeada pelo próprio ministro, em articulação com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Posse no STF

Fachin assume oficialmente a presidência do STF em 29 de setembro, em solenidade que também dará posse ao ministro Alexandre de Moraes como vice. Ambos foram eleitos em agosto, em votação simbólica pelo plenário, seguindo a tradição de alternância pela ordem de antiguidade.

No comando do Supremo entre 2025 e 2027, Fachin será responsável por organizar a pauta de julgamentos e conduzir as sessões. Além disso, caberá ao ministro a função administrativa de chefiar o Poder Judiciário, incluindo a elaboração e o encaminhamento do orçamento.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo