UFPB lança “Lucia”: Inteligência Artificial pioneira para orientar estudantes

Interface da assistente virtual Lucia respondendo dúvidas acadêmicas para estudantes da UFPB.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dá um passo histórico na inovação tecnológica com o lançamento do Projeto Lucia. Coordenado pelo Professor José Jorge Dias, do Departamento de Administração, o projeto é uma iniciativa de desenvolvimento de assistente virtual baseada em Inteligência Artificial com o objetivo de transformar a relação dos alunos de graduação com a burocracia e os serviços institucionais. O projeto foi desenvolvido pelo LAGID (Laboratório de Gestão & Inteligência de Dados) da UFPB e o nome Lucia foi escolhido como uma homenagem à mãe do professor Jorge, que faleceu em 2025.

O nome Lucia, derivado do latim Lux (luz), reflete o propósito central do projeto: trazer clareza e “iluminar” as dúvidas dos estudantes sobre a vida acadêmica. Sob a coordenação do Prof. José Jorge Dias, do Departamento de Administração (CCSA), a ferramenta conta com o trabalho de bolsistas do PIBITI e o apoio estratégico da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Tecnologia RAG: Precisão baseada em documentos oficiais

Diferente de IAs genéricas como o ChatGPT, que podem fornecer informações imprecisas, a Lucia utiliza a técnica de Retrieval-Augmented Generation (RAG). Isso significa que a assistente é treinada exclusivamente com a base de dados oficial da UFPB, incluindo:

  • Resolução Geral da Graduação (RGG);

  • Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs);

  • Editais de Assistência Estudantil;

  • Normas e regulamentos institucionais.

Essa integração garante que as respostas sobre matrículas, prazos, disciplinas e auxílios estejam rigorosamente alinhadas às normas da universidade, oferecendo segurança jurídica e informativa ao aluno.

Fator de permanência e combate à evasão

A Lucia funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, suprindo a demanda de informações nos horários em que as coordenações e setores administrativos estão fechados. Para a equipe do projeto, a facilidade de acesso à informação é um instrumento de equidade e acolhimento.

“Muitas vezes, a desinformação sobre programas de assistência ou fluxos acadêmicos é o que leva o estudante ao abandono do curso. A Lucia atua diretamente nesse gargalo, simplificando o acesso aos direitos e deveres do aluno”, destaca a coordenação do projeto.

Equipe e desenvolvimento

O Projeto Lucia é fruto da colaboração entre professores e alunos da casa, destacando o potencial da UFPB na formação em tecnologia e gestão:

  • Coordenador: Prof. José Jorge Dias (Departamento de Administração/CCSA).

  • Equipe de estudantes:

    • Hertz Rafael (PIBITI): Graduando em Ciência de Dados para Negócios.

    • Roan Andre (PIBITI): Graduando em Administração.

Com o uso pioneiro de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) aplicados à educação pública superior, a UFPB se posiciona na vanguarda tecnológica, oferecendo uma experiência acadêmica mais eficiente, acolhedora e orientada ao sucesso dos seus estudantes.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso