Com força no setor de serviços, Paraíba atinge 2º maior crescimento do país em 2025, aponta IBGE

A economia da Paraíba consolidou uma posição de destaque no cenário nacional ao encerrar o ano de 2025 com uma das trajetórias mais robustas do setor de serviços. De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados nesta quinta-feira (12) pelo IBGE, o estado registrou uma expansão de 5,7% no acumulado do ano passado. O desempenho paraibano foi mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 2,8%, sendo superado apenas pelo Distrito Federal, que liderou o ranking com 7% de crescimento.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O ritmo acelerado foi mantido até o último mês do ano, quando o estado apresentou um crescimento de 4,3% em dezembro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse vigor econômico foi sustentado por uma constância rara ao longo do calendário, com taxas positivas em dez dos doze meses de 2025. Os momentos de maior aceleração ocorreram em novembro, com alta de 9,2%, seguidos de perto pelos meses de abril e fevereiro, que registraram 8,8% e 8,7%, respectivamente.

A diversidade dos segmentos impulsionou o resultado final, com mais de metade dos 166 serviços pesquisados pelo IBGE terminando o ano no campo positivo. Setores como o transporte aéreo de passageiros, o rodoviário de carga e a publicidade foram fundamentais para o balanço. No entanto, o peso da tecnologia da informação e dos serviços de internet, como portais e provedores de conteúdo, mostrou que a Paraíba está operando com grande força na economia digital e no desenvolvimento de softwares.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, esses números refletem o equilíbrio fiscal e a capacidade de atração de novas empresas. 

“No ano passado, o setor que mais contribuiu para o saldo de 31 mil postos foram os segmentos de serviços com um total 23.935 postos de saldo. Outra informação importante: o setor de serviços na Paraíba cresce pelo quinto ano seguido e isso mostra consistência da economia do Estado e dos esforços governamentais para manter o Estado equilibrado e atraindo mais empresas do setor”, frisou.

As projeções para o futuro próximo são ainda mais otimistas, ancoradas no avanço do Polo Turístico Cabo Branco. Com investimentos privados que somam R$ 2,7 bilhões e doze grandes empreendimentos já contratados — entre resorts de luxo e parques temáticos — o governo estadual acredita que o patamar do turismo paraibano mudará definitivamente. Com a inauguração do primeiro resort prevista para este mês de março, o setor de serviços deve ganhar um novo impulso, consolidando-se como o maior gerador de renda e oportunidades do estado.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo