O volume de chuva registrado em Campina Grande nas últimas horas elevou o nível do Açude Velho e provocou alagamentos e danos estruturais em diferentes áreas da cidade neste domingo (8). Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram contabilizados 24,5 milímetros de precipitação nas últimas 12 horas, considerando a média dos quatro pluviômetros instalados no município.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Os maiores acumulados ocorreram nos bairros Cruzeiro, com 38,2 mm, e Jardim Paulistano, com 31,6 mm. Parte da água escoou pelo Canal das Piabas em direção ao Açude Velho, fazendo com que o reservatório atingisse o nível do sangradouro.
A Defesa Civil informou que Campina Grande possui cerca de 60 pontos suscetíveis a alagamentos, alguns deles afetados pela chuva deste domingo. Foram registrados transtornos em vias do Distrito dos Mecânicos, no bairro do Tambor, além da Avenida Almirante Barroso e do Jardim Verdejante.
Também houve registro de quedas de muros. Um deles cedeu nos fundos da sede do Campinense Clube, no bairro da Bela Vista. No dia anterior, um muro de uma escola no bairro do Centenário apresentou colapso, sendo substituído por tapumes. Não houve feridos nos dois casos.
O município permanece sob alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas até o fim do dia, conforme aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A orientação é evitar abrigo sob árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.