Banhistas registraram, nesta sexta-feira (16), o despejo de esgoto em direção ao mar da praia do Bessa, em João Pessoa. As imagens divulgadas revelam um líquido com dejetos humanos e com forte mau cheiro escorrendo pela areia, próximo às pessoas que estavam no local.
Esta não é a primeira vez que este tipo de caso ocorre na capital paraibana. Na orla de João Pessoa, situações como essa têm sido recorrentes e cerca de três estabelecimentos já foram notificados por despejo irregular de esgoto na região, sendo orientados a regularizarem o sistema de despejo de esgoto em um prazo de 15 dias.
Na última quinta-feira (8), diversos órgãos, em parceria com o MPPB (Ministério Público da Paraíba), iniciaram uma força-tarefa com a finalidade de fiscalizar, identificar e responsabilizar empresas com suspeitas de despejo irregular de esgoto nas praias de Manaíra, Bessa e Tambaú.
Uma das ações que formam parte da iniciativa foi a criação de um canal de denúncias aberto à população, incluindo site, perfil no Instagram e atendimentos via WhatsApp. De acordo com a organização da ação, a proposta é aproximar a população dos órgão públicos de fiscalização e fortalecer o controle social.