Conforme confirmado pelo secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Campina Grande, Dirgival Vilar, nesta terça-feira (13), mais de 10 toneladas de peixes mortos foram retirados do Açude Velho, na Rainha da Borborema.
Segundo a Prefeitura, os animais morreram em decorrência de um processo de eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de nutrientes como nitrogênio e fósforo na água. A gestão removeu os animais mortos na segunda-feira (12), visto que eles estavam causando mau cheiro na região.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O secretário Dorgival Vilar informou durante reunião com o Ministério Público que as ações emergenciais seguem protocolo técnico que visa diminuir os impactos ambientais de forma imediata. “Nossa prioridade foi retirar os peixes, fazer a limpeza da área e iniciar a aeração da água, promovendo a movimentação necessária para melhorar a oxigenação do Açude Velho. Esse trabalho continua sendo intensificado”, explicou.
O secretário se reunirá novamente com a Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Social na próxima terça-feira (20) para discutir a situação.