Após notificar a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa, nesta segunda-feira (5) para que o órgão realize a manutenção dos poços de visita, encerrando o descarte dos efluentes nas vias públicas de João Pessoa, o secretário de Meio Ambiente da Capital, Welison Silveira, emitiu uma nota direcionada ao diretor-presidente da Cagepa, Marcus Vinicius Neves solicitando a rápida resolução do problema.
A notificação ocorreu após se verificar o extravasamento de esgoto em vários pontos da Orla da Capital, e o rompimento de uma rede coletora no bairro dos Bancários. “Foram vários fatos constatados de extravasamento na Orla. Desde o Natal que nós estamos verificando, e hoje, nos Bancários, foi verificado o rompimento de uma rede coletora. Nós vamos intensificar ainda mais a fiscalização e pedimos que a sociedade acompanhe e comunique a Prefeitura de João Pessoa para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, requisitou Silveira.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Ao Senhor Marcus Vinícius Fernandes Neves,
Diretor-Presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA,
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMAM, considerando as recentes denúncias de transbordamento de esgoto em vias públicas, bem como o direcionamento às galerias pluviais, conforme links abaixo, vem NOTIFICAR a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA, para que realize a imediata manutenção dos PV’s, fazendo cessar o descarte dos efluentes nas vias públicas.
Bem assim, considerando que tais ocorrências se devem à limitação da capacidade de suas redes coletoras, requer que sejam tomadas as providências cabíveis para a realização de ampliação das redes, de modo a sanar, definitivamente, os casos identificados, evitando, assim, a contaminação das praias urbanas, uma vez que se verifica o risco para toda a coletividade.
O não atendimento da presente notificação acarretará na adoção das medidas administrativas decorrentes.
João Pessoa/PB, 05 de janeiro de 2025
Com cordiais cumprimentos,
WELISON ARAÚJO SILVEIRA
SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE
