Em entrevista concedida nesta terça-feira (30) ao programa HojePOD, da Rede Ita, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou publicamente o atual cenário de articulações políticas para as eleições de 2026, expressando insatisfação com a postura de aliados. Em declarações recentes, o gestor classificou como um ato de deslealdade as sinalizações de afastamento do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em relação ao grupo liderado pelo governador João Azevêdo (PSB).
Lucas pontuou que a relação de parceria entre o Estado e a capital sempre foi pautada pelo apoio mútuo, e que uma eventual ruptura para as eleições de 2026 seria interpretada como uma “traição” ao projeto que deu suporte à reeleição do prefeito.
“Considero (traição). Por tudo que eu historiei aqui, não encontro outro adjetivo. Então, acho que isso foi, no mínimo, isso. Acho que abalou a confiança, isso abala a confiança. Mas, seguimos, né? Sujeitos a todo tipo de atitude, onde nós estamos”, disse.
Lucas Ribeiro relembrou que o grupo liderado por ele e pelo deputado Aguinaldo Ribeiro sempre esteve presente nos momentos decisivos da gestão de Cícero Lucena. Para o vice-governador, a mudança de tom do prefeito — que passou a adotar uma postura mais independente e aberta ao diálogo com outros setores — sinaliza um distanciamento deliberado do núcleo central do Governo do Estado. Lucas destacou que essa mudança de postura é “incompreensível” diante de todos os investimentos e da parceria administrativa mantida entre as duas esferas de poder.
“Todo mundo viu o que aconteceu, a mudança de postura, de partido, de lado. Se juntando, inclusive, com pessoas que ele acusava de serem aquelas que tinham ajudado a realizar aquela operação que aconteceu durante a campanha. Então, é algo realmente inexplicável para a gente”, revelou.
Lucas Ribeiro ressaltou que, durante diversas reuniões internas, Cícero Lucena teria reiterado que não pretendia disputar a eleição. Segundo o vice-governador, o prefeito admitia apenas o interesse em viabilizar uma indicação na chapa majoritária para o seu filho, o deputado federal Mersinho Lucena.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“Ele próprio disse que não era candidato, que se contentaria com a indicação de um espaço na chapa, um espaço na chapa para o filho dele e, naquele momento, foi até interessante que o presidente Adriano Galdino, talvez, não sei se isso foi publicizado, ele disse a Cícero: você é mais candidato que todo mundo aqui. Adriano é muito sincero, muito sincero”, declarou.
Cícero Lucena
Até o momento, o prefeito Cícero Lucena tem mantido uma postura de cautela em suas declarações públicas, afirmando que o seu foco principal é a gestão da capital e que as discussões eleitorais para 2026 devem ocorrer no momento oportuno. No entanto, o estremecimento na relação com a família Ribeiro indica um redesenho das forças políticas na base aliada, colocando em xeque a manutenção da atual aliança para o próximo pleito estadual.
