A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), lançou nesta terça-feira (16) uma consulta pública para ouvir advogados e advogadas do estado sobre a área de maior interesse para a próxima pós-graduação gratuita a ser ofertada pela Escola Superior de Advocacia da Paraíba (ESA-PB). A iniciativa busca selecionar um tema atual e alinhado às demandas da advocacia paraibana.
A enquete ficará aberta até o dia 31 de dezembro e tem como objetivo orientar a definição do curso, que deverá ser iniciado no primeiro semestre de 2026. Segundo a OAB-PB, a participação da classe é fundamental para a construção de uma formação conectada à realidade do exercício profissional no estado.
Para o presidente da OAB-PB, Harrison Targino, a consulta pública representa um avanço na política de educação jurídica da instituição. “Queremos que a pós-graduação da ESA-PB seja construída a partir das necessidades reais da advocacia paraibana. Ouvir advogados e advogadas é essencial para oferecer uma formação qualificada, atual e que gere impacto concreto na atuação profissional”, afirmou.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Harrison Targino também destacou que a pós-graduação gratuita integra uma política permanente de valorização da advocacia. “A OAB tem o dever institucional de investir na formação da classe, ampliando o acesso à educação de qualidade e fortalecendo o exercício profissional em todas as regiões do estado”, ressaltou. Ele lembrou ainda que, entre 2024 e 2025, a Seccional realizou a maior pós-graduação de sua história, em Direito Previdenciário, que formou quase três mil profissionais.
O diretor-geral da ESA-PB, Daniel Sebadelhe, reforçou que a consulta pública contribui para democratizar o acesso à formação acadêmica de excelência, além de estimular a atualização técnica, a inovação e o desenvolvimento profissional. Segundo ele, com a definição do tema a partir das sugestões recebidas, será iniciado o planejamento pedagógico da nova especialização.
“A política de especialização gratuita já é uma realidade na Paraíba e tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação e valorizar advogadas e advogados. Agora, damos mais um passo importante ao ouvir a classe para definir qual especialidade melhor atende às necessidades do dia a dia da advocacia”, concluiu.
A participação na consulta pública pode ser feita por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela OAB-PB.

