O Ministério da Saúde está intensificando a oferta de serviços do SUS na Paraíba com a chegada de mais profissionais pelo programa “Agora Tem Especialistas”. Dois novos médicos especialistas já iniciaram o atendimento nos municípios de Cajazeiras e Patos, com o objetivo de reduzir o tempo de espera da população por consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Com a inclusão destes dois profissionais da segunda chamada do Projeto Mais Médicos Especialistas, a Paraíba passa a contar com um total de 14 médicos especialistas atuando no estado por meio do programa federal.
O programa “Agora Tem Especialistas” busca não apenas o provimento, mas também a formação contínua de profissionais, direcionando-os a regiões com carência de especialistas.
Globalmente, a segunda chamada adicionou 264 médicos, superando a meta inicial de 500 profissionais e elevando o total em atividade no país para 577, em 187 municípios. Destes, 65% reforçarão o atendimento no interior do Brasil em áreas como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destacou a relevância dessa articulação: “O Mais Médicos Especialistas alia essa formação continuada para profissionais que já são especialistas e buscam o suporte de uma instituição de excelência para se atualizar com as melhores evidências científicas, articulando isso à necessidade de um serviço capaz de reduzir o tempo de espera e oferecer uma equipe completa de especialistas.”
Nordeste
A Região Nordeste é a maior beneficiada com o programa, recebendo 348 profissionais, o que corresponde a 60% do total de médicos atuando pelo programa no país. A medida visa garantir maior acesso à saúde especializada para a população.
A iniciativa integra os novos médicos a um ciclo de formação e aprimoramento em serviço. Os profissionais participam de cursos com foco em competências clínicas e cirúrgicas estratégicas, promovidos e certificados por instituições de excelência reconhecida, como:
- A.C.Camargo Câncer Center
- Hospital Israelita Albert Einstein
- Hospital Sírio-Libanês
- Ebserh e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)
Os cursos mais procurados pelos especialistas foram nas áreas de Cirurgia (130), Anestesiologia (90), Colposcopia (84) e Ultrassonografia Mamária (76). A formação inclui imersões presenciais em polos regionais e ações educacionais a distância, garantindo a atualização com as melhores evidências científicas.

