Falsos corretores: Polícia Civil Prende pai e filho suspeitos de fraude imobiliária e venda de veículos em Campina Grande

A Polícia Civil da Paraíba prendeu dois homens, um pai de 46 anos e seu filho de 25, suspeitos de estelionato na região de Campina Grande. A ação, denominada “Operação de Pai para Filho”, foi conduzida pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), com apoio da Unintelpol/PCPB, e resultou na prisão dos investigados nos dias 29 e 30 de novembro, nas cidades de João Pessoa e Riachão do Bacamarte.

As investigações apuram um esquema complexo de fraudes que atinge negociações imobiliárias e a venda de veículos, causando prejuízos a dezenas de vítimas, a maioria residente em Campina Grande.

O delegado João Joaldo explicou o modus operandi no setor imobiliário: “Os suspeitos anunciavam aluguéis de imóveis nas redes sociais e exigiam o pagamento de um ‘sinal’/caução aos clientes. Só que esses imóveis pertencem a terceiros, que não tinham conhecimento dessas negociações. Então, as vítimas faziam o pagamento do valor exigido, mas não recebiam as chaves para ocupar os locais, ficando no prejuízo.”

No caso da fraude envolvendo veículos, as vítimas entregavam seus automóveis e a documentação para que a dupla intermediasse a venda, troca ou financiamento. Os veículos eram então revendidos a terceiros ou utilizados pelos golpistas para obtenção de crédito e financiamento, sem que as vítimas tivessem ciência. Os valores auferidos não eram repassados aos proprietários originais, que permaneciam com a responsabilidade dos débitos.

A dupla deve responder pela prática de crimes de estelionato mediante fraude eletrônica (com pena prevista de 4 a 8 anos de reclusão, mais multa) e falsidade ideológica (pena de 1 a 5 anos e multa).

Diante da atuação dos golpistas, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (CRECI-PB) emitiu um alerta a todos os profissionais do mercado imobiliário do estado sobre a atuação de indivíduos que se passam por proprietários para aplicar golpes em corretores e clientes.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo