Mais cinco cidades da Paraíba têm situação de emergência reconhecida por estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira (27) a situação de emergência em cinco municípios paraibanos. A medida, oficializada no Diário Oficial da União (DOU), integra uma lista de 22 cidades em todo o país afetadas por desastres naturais.

Na Paraíba, o reconhecimento se deve ao período de estiagem que atinge as seguintes localidades:

  • Cabaceiras
  • Junco do Seridó
  • Patos
  • Salgadinho
  • Taperoá

Além da Paraíba, municípios da Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo também tiveram a situação de emergência decretada por diferentes desastres, que variam entre seca, chuvas intensas, deslizamentos e queda de granizo.

Liberação de Recursos

Com o reconhecimento federal, as prefeituras dessas cidades estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de resposta e recuperação. O auxílio financeiro pode ser utilizado para diversas medidas de assistência humanitária, incluindo a compra de cestas básicas e água mineral, o fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários, além da aquisição de kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.

Como Solicitar

Os gestores municipais devem fazer a solicitação dos recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores. Uma vez aprovado, uma nova portaria é publicada no DOU com o montante a ser liberado para o município.

O MIDR também oferece capacitações à distância para habilitar agentes municipais e estaduais no uso do sistema S2iD, garantindo maior agilidade no processo de solicitação de verbas em momentos de crise.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo