João Pessoa celebra a Consciência Negra com o 10º Arrastão Maracastelo e a 4ª Festa Nagô

 

O Ponto de Cultura Maracastelo irá às ruas de João Pessoa no feriado nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, para realizar o 10º Arrastão da Consciência Negra Maracastelo. O evento celebra a contribuição da população negra à cultura e à sociedade brasileira, culminando na 4ª Festa Nagô com apresentações musicais.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A jornada de celebração terá início às 15h, com a concentração no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no bairro do Castelo Branco. De lá, o arrastão percorrerá as ruas do bairro, retornando à sede do Maracastelo, localizada na Av. São Rafael, 596.

Homenagem

Neste ano, o Maracastelo dedica a celebração a Dona Santa (1877–1962), uma mulher negra e liderança religiosa de grande importância na história do maracatu. Dona Santa, que esteve à frente da Nação Elefante, foi fundamental para fortalecer o maracatu no Recife, tornando-se um símbolo de resistência e ancestralidade.

O cortejo também marca a conclusão da Oficina Maracastelo 2025, focada na formação de novos integrantes e no aprendizado sobre as origens e histórias de resistência dos Maracatus Nação – reconhecidos pelo IPHAN como patrimônio cultural afro-brasileiro.

A força do maracatu será reforçada pela presença da Nação Estrela Brilhante do Recife (PE), atual campeã do Carnaval do Recife e madrinha do grupo paraibano, que participará do arrastão às 16h.

Festa Nagô e Programação Cultural

A partir das 18h, a programação segue com a 4ª Festa Nagô, que levará ao palco diversos ritmos afro-brasileiros, com entrada gratuita e aberta a todos os públicos.

A noite contará com:

  • Coco Juremar (João Pessoa-PB)
  • O tradicional Coco de Roda Novo Quilombo – Ipiranga e Gurugi (Conde-PB)
  • DJ Bryza (João Pessoa-PB), que encerrará a festa com “muito balanço e alegria”.

Os organizadores destacam que os dois eventos convidam o público a “dançar, cantar e fortalecer a memória viva do povo negro nesta data tão importante” e representam “um encontro de muita força das nossas expressões culturais afro-brasileiras, afirmação identitária, potência ancestral e resistência cultural coletiva”.

O Maracastelo é um Ponto de Cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura, ativo no estado desde 2014, e promove a difusão do maracatu de baque virado e a valorização da cultura popular, com ações, formações e projetos em parceria com escolas e universidades públicas.

Para mais informações, o público pode consultar a página do Instagram @coletivomaracastelo.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo