O comércio varejista da Paraíba registrou um crescimento robusto de 5,1% no volume de vendas em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), confirma a Paraíba como um dos estados com maior dinamismo econômico do país.
Com este resultado, o estado da Paraíba manteve a terceira maior taxa de crescimento acumulado no ano (de janeiro a setembro) entre todas as Unidades da Federação, o que reforça o desempenho positivo do varejo paraibano. O crescimento acumulado do setor no estado superou significativamente o índice registrado na média nacional no mesmo período.
O desempenho é atribuído, em parte, à estabilidade econômica local e às políticas de incentivo e atração de investimentos. O resultado positivo se soma aos índices favoráveis registrados em outros setores, como o de serviços, que também tem se destacado como líder de crescimento no Nordeste, segundo o IBGE.
O crescimento contínuo do varejo em 2025, evidenciado pela PMC, demonstra a resiliência do mercado de consumo na Paraíba e a sua contribuição fundamental para a composição do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.