O Mercado Capim Fashion (MCF) está prestes a dar um passo histórico em sua trajetória, levando sua essência para Paris. O ‘Festival MCF à Paris’ ocorrerá nos dias 21 e 23 de novembro, a convite da Association La Terreirada, que trabalha na promoção da cultura brasileira na França. O evento será sediado em dois locais estratégicos da capital francesa: L’Alimentation Generale (64 Rue Jean Pierre Timbaud, 750011) e Digital Village (21 Rue Albert Bayet, 75013). A agenda está recheada de moda, design, artesanato e diversas manifestações artísticas da Paraíba.
A Association La Terreirada fomenta o intercâmbio entre artistas brasileiros e franceses, acolhe criadores em Paris e atua para fortalecer a visibilidade da produção cultural do Brasil no exterior — contexto em que o MCF será apresentado ao público europeu como símbolo da criatividade e da identidade nordestina.
A iniciativa representa um importante reconhecimento internacional para o evento, que é realizado pela produtora Criativo e conta também com o apoio da Associação France Brésil Développement (AFBD), da Secretaria de Cultura da Paraíba, do Moda Empreendedora, da Santa Luzia Redes e Decorações e dos locais que receberão esta edição.
A realização do projeto é viabilizada pelo edital Arte na Bagagem 2025, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), voltado à circulação nacional e internacional da produção artística paraibana.
Criado em 1997 por Romero Sousa, o Mercado Capim Fashion nasceu do desejo de valorizar o trabalho autoral e o design local. Ao longo dos anos, o evento consolidou-se como uma plataforma de visibilidade para designers, artesãos e artistas independentes, reunindo peças exclusivas e identitárias.
Após um período de pausa, o MCF retomou suas atividades em 2023, com edições realizadas no espaço Ville des Plantes e, em parceria com o Moda Empreendedora, na Feira do Empreendedor, em Campina Grande. A produção atual é de Isa-Caires Sousa e curadoria de Romero Sousa — dupla responsável também pela edição internacional.
EXPOSITORES – Em Paris, o evento apresentará uma curadoria exclusiva de moda autoral paraibana, com marcas e artistas que representam a diversidade criativa e o compromisso com a sustentabilidade e a cultura nordestina. As marcas selecionadas são: Viva Celina, Morada, Vestida de Arte, Make U Better, Marlene Rendas – Mestra Rendeira, Camila Demori – Eco Design, Papuiê, Aramê, Lutoscano t-shirt, Sta Lu e Clotilde Seda Pura.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Como em todas as suas edições, a programação do MCF em Paris reflete a essência plural do evento, reunindo expressões artísticas diversas. O público vai poder conferir exposições, desfiles, apresentações de teatro, dança e música, além da exibição de filmes, em uma verdadeira imersão na cultura brasileira. Estão confirmadas as participações do DJ Rick Mala, do ator Fábio Campos, da cantora Ana Aoás, dos dançarinos Daniel Barros e Isa-Caires Sousa e do Concerto Anderson Leal. A programação completa será divulgada em breve.
Para Isa-Caires Sousa, produtora do evento, o momento representa a consolidação de um sonho coletivo: “Levar o Mercado Capim Fashion a Paris é mostrar ao mundo a força criativa da Paraíba. É uma oportunidade de abrir portas para os nossos talentos e fortalecer a presença da moda autoral nordestina em um novo cenário cultural.”
Mais do que uma feira, o MCF é uma experiência sensorial e multicultural, que conecta tradição e contemporaneidade, talento e identidade, arte e sustentabilidade. E, em 2025, essa história ganha novos capítulos sob o olhar curioso e acolhedor do público francês.