A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, no dia 23 de outubro, às 9h, uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Paraibano a Emerson Silva, presidente da Central Única das Favelas na Paraíba (CUFA-PB) e coordenador geral da Taça das Favelas no estado, sendo um dos principais nomes do ativismo social paraibano.
A concessão do título, proposta pela deputada estadual Cida Ramos, é um reconhecimento formal ao impacto do trabalho de Emerson Silva. A parlamentar destacou a relevância de suas iniciativas no fortalecimento das comunidades periféricas por meio de pilares como a cultura, o esporte e a educação.
Natural de Pernambuco, Emerson Silva consolidou-se na Paraíba como uma liderança dedicada à promoção de oportunidades para a juventude e à valorização das favelas, que ele define como “territórios potentes”. À frente da CUFA-PB, ele coordena diversas ações sociais, culturais e de capacitação profissional. Seu trabalho com a Taça das Favelas tem sido crucial para revelar talentos e transformar realidades através do esporte.
A honraria simboliza o reconhecimento não apenas a uma pessoa, mas a toda uma trajetória pautada em compromisso, escuta ativa e construção coletiva com a sociedade. A cerimônia será aberta ao público e deverá reunir representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias, parlamentares, educadores, atletas e artistas.
“Receber esse título é um marco na minha caminhada. A Paraíba me acolheu e me permitiu construir junto com tantas pessoas incríveis. Divido essa homenagem com todas as comunidades que acreditam na força da favela”, afirma Emerson.
A entrega do título acontece em meio à programação da Expo Favela Innovation Paraíba 2025, evento que reúne iniciativas empreendedoras das favelas e periferias, com forte participação da CUFA na organização.