João Pessoa mantém serviço para cuidado com a saúde de pessoas em situação de rua

A Prefeitura de João Pessoa mantém um serviço para cuidado com a saúde das pessoas que vivem em situação de rua. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de três mil pessoas são atendidas, atualmente, por seis equipes multiprofissionais que compõem o programa Consultório na Rua, instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011.

“A estratégia do Consultório na Rua tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo que se encontra em condições de vulnerabilidade social e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”, explica a coordenadora do programa Consultório na Rua, Luana Alves.

As equipes de saúde que atuam no serviço compõem a atenção primária e atendem in loco a população que se encontra em situação de rua. “As equipes multiprofissionais do Consultório na Rua desenvolvem ações integrais de saúde diante das necessidades da população que vive em situação de rua. Essas ações acontecem de forma itinerante e em parceria com as equipes das unidades de saúde da família de cada território”, completa Luana.

O Consultório na Rua percorre diferentes bairros oferecendo cuidado, orientação e acompanhamento às pessoas que não conseguem acessar os serviços de saúde da maneira tradicional. As equipes do serviço são compostas por profissionais médicos, de enfermagem, técnicos de enfermagem, psicólogos, agentes sociais e assistentes sociais, que atendem, de maneira dividida, todos os Distritos Sanitários da Capital e realizam, em média, 1.200 atendimentos por mês.

Além dos atendimentos, para uma busca ainda mais ativa, os profissionais fazem o mapeamento do território e vão aos locais onde as pessoas se encontram para realizar os atendimentos e o acompanhamento dos usuários. Quando necessário encaminhamento para outro serviço, as equipes também levam o paciente no dia e horário do agendamento.

“Nossas equipes também realizam o cadastro das pessoas nos seus próprios locais de permanência. Após o cadastro, são feitos os agendamentos dos atendimentos de acordo com a necessidade de cada usuário”, complementou Luana Alves.

A população em geral também pode solicitar atendimento direcionado a alguma pessoa em situação de rua. Basta entrar em contato através dos números (83) 98825-0804 ou (83) 3213- 7622. O Consultório na Rua atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo