Em alusão ao ‘Outubro Rosa’, nesta quarta-feira (15), o Hospital Napoleão Laureano (HNL) o ‘Dia D da Mamografia’, em que mais de 290 mulheres de João Pessoa realizaram o exame de forma gratuita, incentivando o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama. Na última segunda-feira (13), teve o mutirão de cirurgias oncológicas para retirada e reconstrução de mama em 14 pacientes que aguardavam na fila do SUS para realização dos procedimentos.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A realização do mutirão é uma iniciativa do Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem do Laureano (CADI-HNL) que já faz parte do calendário ‘Outubro Rosa’ do HNL. “Recentemente recebemos dois novos mamógrafos, adquiridos com emendas parlamentares da senadora Daniela Ribeiro e do senador Efraim Filho. Esses são os equipamentos mais modernos do país e ver que só hoje foram realizadas quase 300 mamografias só reafirma o nosso papel na luta contra o câncer na Paraíba. Somos muito gratos por todas ajudas que recebemos para cuidar dos que mais precisam, as pacientes do SUS”, destacou o diretor geral do HNL, Dr. Marcílio Cartaxo.
Esse ano, cerca de 20 profissionais: enfermeiros, técnicos em radiologia, recepcionistas e médicos se uniram em uma força tarefa, para que todas as ‘mulheres 40+’ pudessem fazer a mamografia, muitas delas realizaram o exame pela primeira vez. “Finalizamos esse ‘Dia D da Mamografia’ com a sensação de dever cumprido! É muito gratificante ver o empenho dos nossos colegas de trabalho para que todas elas fossem atendidas da melhor forma. Ficamos muito felizes em ver que a população atendeu ao nosso chamado e se fez presente nessa ação de prevenção ao câncer de mama”, celebrou o coordenador do CADI-HNL, Magdiel Kastberg.
“A mulher com 40 anos ou mais que não pode vir hoje e tem o cartão do SUS de João Pessoa, pode vir aqui no hospital Laureano qualquer dia da semana e agendar gratuitamente sua mamografia. O importante é que todas entendam que prevenir ainda e o melhor remédio para qualquer tipo de doença”, acrescentou o coordenador do CADI-HNL.
Dona Rejane da Silva, 61 anos, veio fazer sua mamografia pela primeira vez. Ela comentou que tinha medo do exame e acaba adiando. “Eu sempre escutava que o exame doía, então eu nunca tinha feito. Mas, quando vi na TV que ia ter hoje aqui no Laureano de graça decidi vir. Foi bem rápido e não deu nada. A gente cuida dos filhos, marido, netos e acaba esquecendo da gente. Agora, é esperar o resultado e pretendo fazer todos os anos”, disse a moradora do bairro do Varadouro.
Para acolher essas mulheres que aguardavam para fazer a mamografia, o hospital distribuiu lanches e realizou uma palestra com a consultora de imagem Kátia Lopes, que falou sobre ‘Cores que Cuidam: beleza, prevenção e esperança’. “Hoje, falamos para essas mulheres que mesmo em meio aos afazeres diários, a gente não pode esquecer de cuidar da nossa saúde, de tirar um tempo para cuidar da gente. Ninguém conhece o nosso corpo melhor que nós mesmas, então fazer a mamografia é um ato de se amar”, ressaltou a consultora.
Já o mutirão de cirurgias contou com a participação de 40 profissionais: cirurgiões plásticos, mastologistas, médicos residentes, técnico de enfermagem, enfermeiros, instrumentadores e maqueiros. “A sensação é dever cumprido, sabe… muita gente envolvida em um só propósito: restaurar a saúde de todas essas nossas pacientes, trazendo para elas um alento para a alma!”, destaca a destaca a médica coordenadora do setor de mastologia do HNL, Juliana Gadelha.
De acordo com a médica, o mutirão é realizado para adiantar as cirurgias que estavam reguladas pelo SUS para os meses se novembro e dezembro. Então, com essa iniciativa as mulheres conseguem agilizar seus tratamentos oncológicos, que pode variar entre radioterapia ou quimioterapia.