WSCOM recebe Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025 por reportagem sobre inclusão de pessoas trans através do empreendedorismo

A jornalista Anna Beatriz Barros, do Portal WSCOM, conquistou o terceiro lugar na categoria Texto do Prêmio Sebrae de Jornalismo – etapa Paraíba, realizado na noite dessa quinta-feira (9), em João Pessoa. A premiação, que reuniu 125 trabalhos inscritos, celebrou produções jornalísticas que mostraram a diversidade empreendedora da Paraíba, do litoral ao sertão.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A reportagem, intitulada “Em meio a dados alarmantes, empreendedorismo abre espaço para pessoas trans, que recebem apoio de iniciativas para inclusão“, aborda como as pessoas trans encontram no empreendedorismo a alternativa para sobrevivência e crescimento.

“É uma honra enorme receber esse prêmio. Tanto pela validação profissional quanto pela visibilidade a mais para essa pauta que considero extremamente relevante. Estamos vivendo uma ascensão do conservadorismo que coloca a vida de pessoas trans — assim como outras minorias — em risco diariamente. Poder falar e abrir espaço para que essas pessoas se expressem é uma das melhores partes da nossa profissão”, disse Anna.

O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, Mário Borba, que ressaltou a importância do jornalismo no fortalecimento dos pequenos negócios.

“É preciso que nós, juntos, divulguemos mais o que está acontecendo no nosso estado, na área do empreendedorismo, da agricultura, da indústria, do comércio”, afirmou.

Para Borba, o papel da imprensa é essencial para inspirar novas gerações de empreendedores e mostrar como a inovação tem mudado o cenário econômico da Paraíba. Ele também lembrou de empresas locais que começaram de forma modesta e hoje são referência no estado.

Além da categoria Texto, a noite premiou produções nas áreas de Fotojornalismo, Áudio, Vídeo e Jornalismo Universitário. Os trabalhos vencedores abordaram temas como o desenvolvimento do Cariri, os 25 anos do Pacto Novo Cariri e o empreendedorismo quilombola, reforçando a pluralidade de iniciativas econômicas e culturais espalhadas pelo território paraibano.

Confira a lista dos premiados
Jornalismo Universitário:
1º: Julia Hellen Batista da Silva e equipe (UFPB)
2º: Fernando Felipe Monteiro de Oliveira e equipe (UFPB)
3º: Claudiney de Melo Ribeiro e equipe (UFPB)

Fotojornalismo
1º: Roberto Guedes Pereira Arnaud (Jornal A União)
2º: João Pedrosa Wanderley Neto (Jornal A União)
3º: Roberto Guedes Pereira Arnaud (Jornal A União)

Texto
1º: Grace Vasconcelos (Jornal da PB Online)
2º: Ana Daniella Fechine Leite (Portal G1/PB)
3º: Anna Beatriz Barros (Portal WSCOM)

Áudio
1º: Lukas Santiago (Rádio Tabajara)
2º: Ewerton Batista Correia (CBN João Pessoa)
3º: Clara Rezende (Rádio Tabajara)

Vídeo
1º: Hermes de Luna (TV Correio)
2º: Plínio Almeida (TV Cabo Branco)
3º: Hebert Araújo (TV Cabo Branco)

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo