Governo da Paraíba anuncia monumento natural Itacoatiaras do Ingá com investimento de R$ 29 milhões em infraestrutura

O governador João Azevêdo assinou, nesta terça-feira (7), na Granja Santana, em João Pessoa, o decreto que formaliza a criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá, uma nova Unidade de Conservação de Proteção Integral. A medida visa garantir a proteção imediata do importante sítio arqueológico de arte rupestre, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento do turismo sustentável e a realização de pesquisas científicas.

A criação do Monumento Natural não se limitará à proteção do patrimônio histórico. A iniciativa também inclui a conservação da biodiversidade dos biomas Caatinga e Mata Atlântica, a mitigação do carbono atmosférico (CO2) e a preservação de um trecho crucial do Rio Ingá, garantindo a conservação dos recursos hídricos para as comunidades do Agreste Paraibano.

Para dar suporte a essa nova fase de conservação e visitação, o Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), irá executar obras orçadas em mais de R$ 29,3 milhões. O projeto de infraestrutura prevê a construção de um complexo completo que incluirá espaço de recepção, conscientização e exposição, lojas de souvenir, sala multiuso para atividades educacionais, sala dos pesquisadores, alojamentos (feminino e masculino), restaurante e um laboratório.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da ação para a preservação ambiental e turismo sustentável. “Essa é uma intervenção grandiosa e definitiva que iremos realizar com recursos próprios para dotar de toda a infraestrutura o Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá, que passará a receber turistas internacionais e nacionais com todo conforto, além de promover a preservação com controle e fiscalização. Já autorizamos a Suplan a publicar o edital de licitação e estamos muito felizes de garantir essa transformação tão esperada”, frisou.  

A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destacou que a iniciativa do Governo da Paraíba representa um marco para a preservação e desenvolvimento sustentável da unidade de conservação. “Além da preservação que a gente garante por Lei, nós teremos a capacidade de atrair mais turistas em um local que tem uma riqueza muito grande e as pessoas precisam conhecer porque faz parte da história da humanidade. O governador vai fazer uma grande obra para que tenhamos as condições de receber os visitantes do Brasil e do mundo porque o que temos na região é singular”, falou.  

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo