A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) definiu o calendário dos desfiles cívicos em alusão ao Dia da Independência do Brasil. A abertura acontece neste domingo (31), a partir das 8h, na Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, um dos maiores bairros da Capital.
O evento é coordenado pela Sedec, por meio da Seção de Bandas Escolares, em parceria com outras secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa. Mais de 20 bandas marciais da Rede Municipal de Ensino participam da abertura, acompanhadas de grupos como Bombeiro Civil, Escoteiros, escolas estaduais e privadas, além de ONGs e associações comunitárias.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A primeira apresentação será feita pela Polícia Militar, seguida pelo Colégio da Polícia Militar da Paraíba. Logo depois, o Corpo de Bombeiros Civis desfilará ao som da Banda Marcial da Escola Municipal Santos Dumont. O encerramento ficará por conta da Banda Marcial Sênior da Sedec-JP, composta por professores e ex-alunos da rede municipal.
Segundo a secretaria, o desfile conta com apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), além do Samu-JP e da Polícia Militar, garantindo a segurança e organização do evento.
Programação de setembro
Sábado (06/09) – Bairro Ilha do Bispo, em frente ao terminal de ônibus 602, Avenida Redenção. Das 14h às 17h.
Sábado (13/09) – Bairro José Américo, Avenida Hilton Souto Maior. Das 14h às 17h.
Domingo (14/09) – Bairro Valentina de Figueiredo, no Campo da Marquise (início da Avenida dos Santos). Das 8h às 12h.
Sábado (20/09) – Bairro Funcionários II, na Rua Desembargador João Santa Cruz de Oliveira. Das 8h às 12h.
Domingo (21/09) – Bairro das Indústrias, Avenida Cidade de Cajazeiras. Das 8h às 12h.A Sedec-JP destaca que a tradição dos desfiles cívicos é uma oportunidade para reforçar valores de cidadania, resgatar a história da independência e incentivar o protagonismo de estudantes e da comunidade escolar.