Um problema na estrutura de em uma das arquibancadas do Carnaval Tradição 2026 causou o adiamento das apresentações na noite desta segunda-feira (16), em João Pessoa. Por medida de segurança, o espaço foi esvaziado imediatamente e a programação oficial acabou adiada.
O incidente foi registrado na Avenida Duarte da Silveira, tradicional corredor dos desfiles culturais da capital. O local recebe, todos os anos, dezenas de agremiações, entre escolas de samba, clubes de frevo, ala ursas e tribos indígenas.
O que aconteceu
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, parte da estrutura metálica apresentou comprometimento, possivelmente em razão do excesso de público concentrado na área antes do início da terceira noite de desfiles.
Diante do risco, as autoridades optaram por suspender as apresentações da noite e realizar a retirada organizada do público. A ação preventiva evitou consequências mais graves e, até o momento, não há registro de feridos.
Programação remarcada
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) responsável pelo evento, numa decisão construída conjuntamente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e todas as associações envolvidas no Carnaval Tradição decidiu transferir as apresentações das noites de segunda (16) e terça-feira (17) para o próximo sábado (21) e domingo (22), no mesmo local e horário.
“A noite estava transcorrendo tranquilamente, com o desfile das ala ursas plenamente desenvolvida e em determinado momento foi verificado uma superlotação em uma das arquibancadas, e em função dessa situação a Funjope, em comum acordo com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Liga das Escolas de Samba, a Liga das Ala Usas, resolvemos adiar o desfile de hoje e de amanhã, para o sábado e o domingo, para nesse período melhorarmos as estruturas das arquibancadas e garantirmos maior segurança o público”, explicou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Os representantes da Funjope, Liga Carnavalescas e representantes das agremiações, além da PM e Corpo de Bombeiros seguem fazendo reuniões de alinhamento para o evento. “Nós vamos nos reunir para analisarmos os desdobramentos na quarta-feira”, destacou Marcus Alves.
“A medida foi necessária para garantir a integridade do público e dos participantes. A iniciativa teve caráter estritamente preventivo, assegurando a continuidade da programação com responsabilidade e cuidado”, garantiu.
O desfile das Ala Ursas era a principal atração do terceiro dia da programação do Carnaval Tradição, iniciado no último sábado. No momento da suspensão do desfile estava para entrar na avenida a ala ursa Urso Jamaica, do bairro do Roger, composto por 78 componentes, com o tema ‘Superstições azar ou sorte’.
Ver essa foto no Instagram