O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP-PB) divulgou uma nota nesta quarta-feira (4) para detalhar o reajuste salarial dos profissionais da educação na Paraíba. Segundo o sindicato, embora o governo tenha anunciado um aumento de 10%, a aplicação real varia entre 7% e 15%, dependendo do nível de progressão horizontal do servidor conforme previsto no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Confira a nota na íntegra:
“O Sintep-PB vem a público esclarecer como se deu, na prática, o reajuste salarial anunciado pelo governador João Azevêdo para os profissionais da educação da rede estadual.
Embora tenha sido anunciado um reajuste de 10%, o que foi efetivamente aplicado pelo governo foi um reajuste linear de 7%, somado a 1% para cada nível da progressão horizontal, conforme estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
📊 Como funciona o reajuste por nível
O percentual final recebido varia de acordo com o nível em que o(a) servidor(a) se encontra na carreira. Veja como ficou a aplicação:
Nível I – apenas 7%
Nível II – 7% + 1% = 8%
Nível III – 7% + 2%= 9%
Nível IV – 7% + 3% = 10%
Nível V – 7% + 4% = 11%
Nível VI – 7% + 5% = 12%
Nível VII – 7% + 6% = 13%
Nível VIII – 7% + 7% = 14%
Nível IX – 7% + 8% = 15%
Ou seja, quanto maior o nível na carreira, maior o percentual total de reajuste, graças à aplicação da progressão horizontal prevista no PCCR.
O Sintep-PB ressalta que esses avanços só foram possíveis por causa da luta sindical e da mobilização da categoria, que garantiram a implementação do PCCR. No entanto, o sindicato segue cobrando do Governo do Estado o reposicionamento dos professores e professoras aposentados/as até o nível IX, conforme determina o PCCR, corrigindo uma injustiça histórica.
Além disso, o Sintep-PB segue na cobrança pela inclusão de todos os profissionais em educação no Plano de carreira, não apenas do cargo de técnico administrativos.
Na próxima quinta-feira (5) está agendada uma reunião com a SEAD e SEE para debater o tema do reajuste.
O Sintep-PB seguirá vigilante, mobilizado e na luta permanente pela valorização profissional, pelo cumprimento integral do PCCR, convocação dos concursados e por uma educação pública de qualidade para a Paraíba.”