O restaurante Bahamas, na orla de Tambaú, em João Pessoa, foi notificado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) nesta sexta-feira (9), durante a Operação Orla Limpa, e afirmou em nota que vai realizar as adequações exigidas, mas negou ter sido alvo por despejo de esgoto no mar.
De acordo com a Sudema, a notificação ao Bahamas ocorreu porque o estabelecimento não possui caixa de gordura em conformidade com os padrões técnicos. A fiscalização informou que não constatou transbordamento ou lançamento irregular de efluentes no momento da vistoria, mas avaliou que a ausência da estrutura adequada pode provocar acúmulo de resíduos e futuros entupimentos na rede coletora operada pela Cagepa. O prazo estabelecido para regularização é de até 15 dias.
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (9), o Bahamas afirmou que a notificação “aponta a necessidade de adequações da caixa de gorduras do estabelecimento às normas da ABNT”, e disse que isso será providenciado “com a máxima brevidade”. O restaurante também rechaçou qualquer acusação de despejo irregular de esgoto no mar. “Em momento algum houve notificação devida a despejo de esgotos no mar. Ressaltamos que todo o esgoto do Bahamas está interligado com a rede da CAGEPA e que seguimos com o compromisso de manter nossas praias limpas e acessíveis a todas e todos”, diz o texto.
A Operação Orla Limpa foi definida após reunião realizada nesta quinta-feira (8) no Ministério Público da Paraíba (MPPB) e reúne, além da Sudema, a Cagepa e órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de apurar e coibir irregularidades que possam contribuir para poluição e problemas de balneabilidade nas praias da capital. A força-tarefa informou que novas fiscalizações estão previstas a partir da próxima semana.