Dezembro Laranja: Hospital Laureano realizou quase 100 cirurgias contra câncer de pele

Campanha resultou em três mutirões, ações preventivas e capacitação de médicos do PSF para facilitar diagnóstico do câncer

Referência no tratamento do câncer na Paraíba, o Hospital Napoleão Laureano encerrou o ‘Dezembro Laranja’, campanha nacional de combate e prevenção ao câncer de pele, com a realização de 95 cirurgias, distribuídas em três mutirões, além de consultas especializadas, ações educativas e iniciativas voltadas à prevenção e capacitação de médicos sobre diagnóstico precoce da doença.

As atividades ocorreram ao longo deste mês e tiveram como foco reduzir a fila de espera do SUS por procedimentos cirúrgicos, ampliar o acesso ao tratamento e reforçar a importância dos cuidados preventivos, considerando que o câncer de pele representa cerca de 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Entre os pacientes atendidos durante a campanha está Priscila Santos, moradora de João Pessoa, que destacou a importância do diagnóstico precoce. “A lesão não cicatrizava e apresentava sangramentos. Após a biópsia, comecei o tratamento no Laureano, onde encontrei acompanhamento e agilidade”, relatou.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Além dos mutirões, o hospital promoveu uma capacitação para médicos da atenção básica de João Pessoa, com orientações sobre identificação de lesões suspeitas, sinais de alerta, critérios de encaminhamento para especialistas e medidas de prevenção, como fotoproteção e exposição solar segura.

“São profissionais que mantêm contato diário com os pacientes nas unidades básicas de saúde. Atualizar esse conhecimento é essencial para agilizar o diagnóstico e qualificar os encaminhamentos aos especialistas”, explicou a coordenadora do Centro de Dermatologia do Hospital Napoleão Laureano, Kamila Magno.

Para o médico de família Erick Roque, da Unidade de Saúde Vista Alegre, a capacitação amplia o alcance das ações preventivas. “Atendo cerca de cinco mil pessoas e esse conhecimento é fundamental para identificar precocemente os casos suspeitos e orientar corretamente os pacientes”, afirmou.

O Hospital Napoleão Laureano mantém, ao longo de todo o ano, a oferta de consultas dermatológicas especializadas e cirurgias previamente agendadas, reforçando seu papel como instituição de referência no tratamento do câncer e na promoção da prevenção em saúde.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo