O Sri Lanka foi atingido nesta sexta-feira (28) pelo ciclone Ditwah que resultou em inundações e deslizamentos de terra, com bairros inteiros soterrados pela lama. Segundo informou DMC (Centro de Gerenciamento de Desastres na sigla em inglês) o número de vítimas fatais se aproxima de 200, 191 pessoas desaparecidas e mais de meio milhão afetadas em todo o país.
Ainda de acordo com os órgãos oficiais área mais atingida é a central da ilha, localizada a 160 quilômetros ao norte da capital, Colombo. No leste do país, quase uma centena de estudantes estão ilhados em alojamentos estudantis sem comida ou água potável.
“Continuamos as operações de resgate nas áreas mais afetadas, mas algumas aldeias são de difícil acesso porque as estradas estão bloqueadas por deslizamentos de terra… estamos fazendo o possível para levar todos em segurança”, disse o brigadeiro S. Dharmawickrema, diretor de Operações de Emergência do DMC, à agência de notícias Reuters.
Equipes de emergência têm trabalhado incessantemente, enfrentando condições perigosas para tentar entrar em cada uma das áreas afetadas. A prioridade máxima é a busca por possíveis sobreviventes, embora o acesso a muitas localidades continue sendo um desafio devido à extensão dos danos e ao isolamento geográfico causado pelas chuvas.
