A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizou, nessa terça-feira (11), uma operação integrada com as polícias Civil, Militar e Científica para combater o furto de água no município de São José do Bonfim, Sertão da Paraíba. A ação foi deflagrada após denúncia anônima e resultou na identificação de dois pontos de desvios irregulares nas imediações do sítio Vaca Morta, zona rural da cidade.
De acordo com a Gerência Regional das Espinharas, as equipes constataram que os tubos de 25 milímetros estavam conectados diretamente à adutora que liga a Estação de Tratamento de Água à rede de distribuição. O esquema desviava cerca de 5 mil litros de água por hora, abastecendo ilegalmente duas chácaras próximas e comprometendo aproximadamente 25% do fornecimento destinado à população de São José do Bonfim.
Uma pessoa foi autuada em flagrante e deverá prestar depoimento na Delegacia de Roubos e Furtos. O gerente regional da Cagepa, Jônatas Raulino, acompanhou a operação e ressaltou a gravidade do crime.
“As nossas equipes estão sempre vigilantes, porque esse tipo de crime prejudica o acesso de toda uma população do Sertão à água potável. A cidade de São José do Bonfim conta hoje com mais de mil imóveis ligados à rede de água. Um crime como esse, portanto, acaba prejudicando diretamente cerca de quatro mil pessoas”, observou.
O furto de água é considerado crime contra o patrimônio, conforme o artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. A Cagepa também aplica sanções administrativas, que incluem a suspensão do fornecimento e multas de até R$10 mil.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas de forma anônima por meio do número 115, pelo WhatsApp (83) 98198-4495, ou ainda pelos canais digitais da companhia , site oficial e aplicativo Cagepa