Prefeitura de João Pessoa cita rede de proteção social e amplia serviços para população em situação de rua

A Prefeitura de João Pessoa divulgou nesta sexta-feira (17) suas ações de acolhimento e cidadania voltadas à população em situação de rua. Por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), a gestão municipal tem uma rede integrada de serviços como o Ruartes, o Centro Pop e o Consultório na Rua ,que garantem atenção social, acesso à saúde e inclusão em políticas públicas.

Coordenada pela Rede Municipal de Proteção Social, a iniciativa reúne diferentes frentes de atuação que asseguram acompanhamento permanente, escuta qualificada e apoio à reinserção social. Um dos destaques é o Consultório na Rua, que realiza atendimentos de saúde diretamente nos locais de permanência das pessoas em vulnerabilidade. Atualmente, o serviço possui mais de 2.600 pessoas cadastradas e contabiliza cerca de 600 atendimentos mensais  mais de 7 mil apenas em 2023.

“Trabalhar no atendimento às pessoas que vivem em contexto de extrema vulnerabilidade é bastante desafiador. No entanto, e gratificante ter a possibilidade de tentar garantir o acesso à saúde e o cuidado integral a essas pessoas que tanto precisam”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares.

Outro serviço essencial é o Ruartes, que faz a primeira abordagem social, identificando demandas e encaminhando os cidadãos para áreas como saúde, documentação, acolhimento institucional e contato com familiares.

O Centro Pop, por sua vez, funciona como um espaço de referência e convivência, oferecendo atendimentos individuais e coletivos, oficinas e refeições diárias. Em 2023, foram 523 novos beneficiários e 12 famílias oriundas de outros estados e até do exterior. O local serve 50 cafés da manhã e 120 almoços por dia, além de disponibilizar estrutura para banho, lavanderia e descanso.

“”O Centro Pop é declaradamente o porto seguro das pessoas que se encontram em situação de rua. E lá onde elas resgatam a cidadania.

É gratificante ver o tamanho da alegria quando um usuário recebe uma certidão de nascimento, uma identidade, quando são inseridos em cursos. Até um banho que eles tomam na unidade faz uma grande diferença”,destacou a coordenadora Maria Amparo dos Santos Machado.

A unidade também vem ampliando suas atividades, incluindo sessões de cinema no turno da tarde, fortalecendo vínculos sociais e promovendo lazer e cultura.

Com a integração entre secretarias como Saúde, Habitação e Educação, a Prefeitura de João Pessoa consolida uma política pública que transforma realidades, promove dignidade e fortalece a inclusão social na capital paraibana.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo