Durante visita oficial à Itália, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta segunda-feira (13), sobre a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), detida recentemente em território italiano. O Brasil solicitou a extradição da parlamentar, que responde a investigações relacionadas a atos antidemocráticos.
Ao ser questionado por jornalistas se o tema havia sido tratado durante sua agenda em Roma, o presidente respondeu de forma direta e afirmou sequer lembrar da presença de Zambelli no país europeu:
“Nem lembrava desse nome. Se você não pergunta, eu nem sabia que ela estava aqui ou não”, disse Lula.
Em tom crítico, o presidente ainda afirmou que, em sua visão, Zambelli “não merece respeito de quem é uma democracia”, reforçando a gravidade dos atos cometidos pela deputada. Lula concluiu que o caso está sob responsabilidade da Justiça, e não do Executivo:
“Ela vai pagar pelo erro que fez, ou aqui ou no Brasil. Portanto, é uma questão da Justiça, não é uma questão minha.”
Zambelli já era alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e, agora, enfrenta a possibilidade de extradição ao Brasil para responder por suas ações. As autoridades italianas ainda não divulgaram detalhes oficiais sobre a detenção.