A missão que transformou dor em esperança: Unimed JP lança livro sobre o enfrentamento à covid-19 nesta terça

“Nossa missão? Salvar o maior número de vidas possível. Não importavam os sacrifícios que teríamos que fazer para cumpri-la”. A declaração sobre o enfrentamento à pandemia de covid-19 é do presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, na introdução do livro “A missão”, que será lançado nesta terça-feira (7) pela Cooperativa, às 17h30, no Espaço Vida. Na solenidade, também será realizada a exposição “Vozes da Missão”.

Publicado pela Editora Gente, uma das maiores do Brasil nos segmentos de negócios e empreendedorismo, o livro traz em suas 192 páginas relatos de médicos, profissionais de saúde, pacientes e gestores da Unimed João Pessoa sobre os desafios da maior crise sanitária da história recente da humanidade. Em todos os depoimentos, alguns pontos em comum: solidariedade, humanismo e, principalmente, coragem para enfrentar um inimigo invisível.

O livro tem prefácio do presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior. “Recebo este livro para além de um registro institucional e o recomendo para uma reflexão crítica. Temos um tributo à vida, à ciência e ao enraizamento do cooperativismo médico no Brasil. É uma evidência que, quando colocamos o ser humano no centro das decisões, somos capazes de transformar dor em esperança, caos em aprendizado, crise em legado”, escreveu Omar Abujamra.

Missão cumprida

Com uma estratégia que uniu tecnologia, inovação, humanismo e excelência assistencial, a Unimed João Pessoa se tornou uma referência nacional no enfrentamento à covid-19. Entre outros marcos, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley foi o primeiro do Sistema Unimed a tratar os pacientes com plasma convalescente; o primeiro do Nordeste a utilizar tomografia por bioimpedância elétrica para acompanhar os parâmetros respiratórios; o primeiro da Paraíba a realizar terapia de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO); e ainda adquiriu o Helmet, capacete respiratório que diminui o risco de intubação.

Do primeiro caso de covid-19 confirmado no Hospital Alberto Urquiza, em 9 de março de 2020, até 31 de dezembro de 2023, foram realizados mais de 200 mil atendimentos a pessoas com suspeita de covid nos serviços próprios da Unimed JP. Destes, mais de 91 mil no Alberto Urquiza. A taxa de letalidade ficou em 0,33%, o que representa 656 pessoas dos mais de 200 mil atendimentos. “Salvamos o maior número de vidas”, declarou o presidente Gualter Ramalho. Com o desempenho, o Alberto Urquiza alcançou resultados que se equiparam aos maiores hospitais do Brasil e até do mundo.

É toda essa história que o livro “A missão” resgata em comemoração a todos que foram salvos, em reconhecimento à coragem dos profissionais da linha de frente e em homenagem aos que, apesar dos esforços, não foi possível salvar. “Carrego comigo a certeza de que a nossa missão foi cumprida. Cada um de nós, sem exceção, viveu momentos e sensações de que jamais iremos nos esquecer. Sem qualquer espécie de negligência e com foco em ações estruturadas e gestão ágil, seguimos à risca todas as orientações e protocolos, desde o início”, afirmou Gualter Ramalho.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A missão”
Data: 07.10.25 (terça-feira)
Horário: 17h30
Local: Espaço Vida – Unimed João Pessoa (Avenida Epitácio Pessoa, 1090)
Mais informações: (83) 9-9985-6215

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo