Na Paraíba, 14.955 candidatos realizarão neste domingo (5) as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. As provas serão aplicadas em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa pela Fundação Getulio Vargas (FGV), sob coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Entre os inscritos paraibanos, 57,9% são mulheres (8.658) e 42,1% homens (6.296). O estado representa 1,97% do total nacional de candidatos, com aplicação em 32 locais de prova. O maior polo será a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que reúne 2.688 inscritos. A área de Administração é a mais concorrida, com 3.761 participantes.
Horários, cartão de confirmação e documentos aceitos
Os cartões de confirmação de inscrição estão disponíveis na Área do Candidato no site da FGV, acessível via conta gov.br. As provas terão início às 13h, com fechamento dos portões às 12h30, no horário de Brasília. Candidatos devem portar caneta esferográfica azul ou preta em material transparente, documento de identificação original com foto e comprovante de inscrição.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Serão aceitos documentos físicos e digitais emitidos por órgãos oficiais, como CNH, e-Título, passaporte e carteiras funcionais. Não será permitido o uso de eletrônicos, calculadoras, impressos, lápis, corretivos, bonés, chapéus ou qualquer item de consulta.
Vagas
O CNU oferece 3.652 cargos distribuídos em nove blocos temáticos por área de atuação, com provas objetivas e discursivas em fases distintas. Entre as áreas com mais oportunidades estão Seguridade Social, Administração, Engenharia, Justiça e Cultura e Educação.
A Paraíba também abriga vagas específicas em órgãos federais, como a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Em todo o país, 761.528 pessoas confirmaram inscrição, representando 4.951 municípios e 228 cidades de aplicação.
O cronograma prevê que a lista de convocados para a segunda prova será divulgada no dia 12 de novembro, com prova discursiva marcada para 7 de dezembro. O resultado final está previsto para 20 de fevereiro de 2026, seguido por três chamadas de confirmação de interesse até março.