Sintep-PB renova Coordenação Geral e Executiva; Felipe Baunilha assume liderança da entidade

Sintep-PB

O Conselho Diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Paraíba (SINTEP-PB) escolheu, neste sábado (23), o professor Felipe Baunilha como novo coordenador geral da entidade para um mandato de dois anos. Militante histórico dos movimentos estudantis e da educação, Baunilha assume a direção máxima do sindicato em um momento de grandes desafios e conquistas para a categoria.

A trajetória de militância de Baunilha começou ainda no ensino secundarista, na Pastoral da Juventude Estudantil. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), integrou a direção do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Acadêmico dedicado à área da educação, é mestre em Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente cursa o doutorado na UFPE.

Professor da rede estadual desde 2012, ano em que se filiou ao SINTEP-PB, participou ativamente das mobilizações sindicais, como a greve de 2015. Sua primeira experiência na direção ocorreu entre 2019 e 2023, à frente da Secretaria de Juventude. Mais tarde, à frente da Secretaria de Organização, ampliou a presença do sindicato nas redes sociais e fortaleceu a comunicação com a base.

Ao assumir a coordenação geral, Baunilha enfatizou que o desafio é combinar a experiência acumulada pela entidade com novas práticas sindicais, adequadas à realidade atual da classe trabalhadora. Segundo ele, a organização por escola e o uso estratégico das redes sociais devem fortalecer ainda mais a luta em defesa dos direitos da categoria e da educação pública de qualidade.

O novo coordenador também ressaltou que a atual gestão obteve avanços significativos, como o novo PCCR, o pagamento do piso aos contratados, a incorporação da Bolsa de Desempenho aos aposentados e as mudanças na lei das escolas integrais, que garantiram um turno livre para professores. Para ele, o compromisso é seguir com diálogo, responsabilidade e, quando necessário, mobilização da categoria para assegurar conquistas e melhores condições de trabalho.

Na mesma reunião o Conselho Diretor do Sintep elegeu as novas coordenações das suas 13 secretarias executivas. A medida cumpre o que determina o estatuto da entidade, que prevê a alternância de lideranças ao longo do mandato da diretoria, eleita em 2023.

Os coordenadores das 13 secretarias executivas foram definidos e após a reunião a composição ficou assim estabelecida:

• Secretaria de Organização – Antonio Arruda das Neves
• Secretaria de Administração – Edvaldo Faustino da Costa
• Secretaria de Formação – Maria Vânia Mendes da Silva
• Secretaria Sindical – José Martins Neto
• Secretaria para Assuntos Educacionais, Sociais e Culturais – Edvaldo Miguel Alves
• Secretaria de Relações de Gênero e Etnia – Fernanda França
• Secretaria de Comunicação – Joel Cavalcante
• Secretaria de Finanças – Soraya Cordeiro
• Secretaria dos Aposentados – Francisca Pereira Lopes Zenaide
• Secretaria de Funcionário Escolar – Iran Adauto de Carvalho
• Secretaria de Gestão Escolar e Especialista em Educação – Luciana Siqueira Walter
• Secretaria da Juventude – Janília Paula Rego Pereira
• Secretaria de Assuntos Jurídicos- Greiciane Pereira M. Frazão

A diretoria do Sintep foi eleita em 24 de maio de 2023, onde as trabalhadoras e trabalhadores da educação estadual consagraram,a chapa 1- sintep, nossa força, nossa voz, vencedora do processo eleitoral com dois mil, quatrocentos e um (2.401) votos válidos por quatro anos.

As conquistas da atual gestão desde que assumiu em 2023, tem sido marcada por importantes vitórias para a categoria. Entre elas estão: a conquista do novo PCCR, que assegura avanços na carreira; o pagamento do piso salarial para profissionais contratados por excepcional interesse público; a incorporação da Bolsa de Desempenho aos vencimentos de aposentados e aposentadas; a modificação da lei das escolas integrais, garantindo um turno livre para que professores e professoras tenham melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

Com a renovação das coordenações, o sindicato reafirma seu compromisso de manter a unidade, o diálogo e a mobilização da categoria, fortalecendo a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e pela valorização da escola pública na Paraíba.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso