Um pastor evangélico foi preso na manhã desta quinta-feira (21) durante a Operação Indébitus, que apura fraudes milionárias em planos de saúde. A ação foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí e contou com apoio da Polícia Civil da Paraíba, cumprindo mandados em diversos estados brasileiros.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Na Paraíba, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Itapororoca. De acordo com o delegado Carlos Othon, três mandados foram cumpridos na capital, um em Campina Grande e um em Itapororoca. Com exceção do alvo de Campina Grande, todos os investigados eram parentes.
Como funcionava o esquema
Segundo as investigações, o grupo se especializou em enganar clientes inadimplentes de um plano de saúde do Piauí. Os criminosos entravam em contato com as vítimas oferecendo descontos elevados para renegociação de débitos e, em seguida, emitiam boletos falsos. O dinheiro era desviado para contas de laranjas.
As investigações apontaram ainda que os crimes eram praticados em residências aparentemente simples, mas que escondiam verdadeiros “escritórios do crime”, com salas equipadas com computadores de alto valor.
O delegado Carlos Othon explicou que ainda não é possível mensurar o total dos prejuízos, mas confirmou que os valores chegam a cifras milionárias. A operação, no total, cumpre cerca de 100 mandados em diferentes estados do país.
Pastor do Grotão entre os presos
Na Paraíba, entre os detidos está um pastor evangélico que atua no bairro do Grotão, em João Pessoa. Parentes do religioso também foram alvos da operação, segundo as autoridades.