Nova lei em vigor na Paraíba proíbe chamadas de telemarketing feitas por robôs e anula vendas automatizadas

Imagem Substituída

A Paraíba passou a proibir, a partir desta terça-feira (1º), o telemarketing por robôs em todo o território estadual. A nova legislação anula automaticamente qualquer venda feita por meio de chamadas telefônicas automatizadas, gravações ou programas de computador. A norma está publicada no Diário Oficial do Estado.

A lei foi proposta pelo deputado estadual Dr. Romualdo e aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Como o governador João Azevêdo não se manifestou dentro do prazo legal, a promulgação foi feita pelo presidente da Casa Legislativa.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Empresas que utilizarem sistemas automatizados para tentar vender produtos ou serviços, divulgar promoções ou realizar propagandas por telefone — seja em linha fixa ou móvel — não poderão mais adotar esse tipo de abordagem. A norma considera inválido qualquer contrato firmado nessas condições.

“O consumidor não será obrigado a pagar por um produto ou serviço que tenha aceitado por meio dessas chamadas feitas por robôs ou gravações”, afirma o texto da lei.

A proposta foi motivada pelo número crescente de reclamações sobre chamadas automáticas em horários inoportunos. Segundo o deputado Dr. Romualdo, esse tipo de telemarketing tem causado prejuízos e confusão aos consumidores, que muitas vezes não percebem que estão interagindo com gravações.

A legislação já está em vigor e atinge todos os negócios que operam com vendas ou divulgação ativa por telefone no estado da Paraíba.

Telemarketing por robôs

Telemarketing por robôs

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo