Estrutura do São João de Sapé é montada antes de licitação e vira alvo de denúncia do MP; confira

Imagem Substituída

A licitação aberta pela Prefeitura de Sapé para contratar estrutura do evento São João 2025 passou a ser investigada após uma denúncia formal protocolada no Ministério Público da Paraíba (MPPB) e no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). A empresa JF Produções e Eventos Ltda acusou a gestão municipal de permitir a execução antecipada do objeto licitado pela empresa Studio Night Palco e Sonorização Ltda, antes mesmo da sessão pública do Pregão Eletrônico nº 00010/2025, marcada para a próxima terça-feira (10).

A denúncia afirma que a Studio Night já iniciou a montagem do palco, grades e estruturas técnicas do evento, previsto para ocorrer entre 23 e 30 de junho. Imagens e vídeos, inclusive divulgados nas redes sociais da própria prefeitura, mostram o andamento dos trabalhos. A denunciante alega que não há contrato vigente publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), o que configuraria violação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e isonomia.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Segundo o Portal da Transparência de Sapé e o site do TCE, o último contrato com a Studio Night expirou em agosto de 2023, firmado por dispensa de licitação. A JF Produções sustenta que há “spoiler do resultado da licitação”, com indícios de que o certame apenas formaliza uma contratação já definida de antemão.

Além da execução antecipada, a denúncia também questiona a legalidade de cláusulas do edital. Entre elas, estão:
– a exigência exclusiva de engenheiros (civil, eletricista e de segurança do trabalho), excluindo arquitetos, o que contrariaria a Lei nº 12.378/2010;
– a obrigatoriedade de anexar contratos e notas fiscais a atestados técnicos, prática vedada por jurisprudência do TCU;
– a exigência de registro no Cadastur, que não se aplicaria a empresas de montagem de eventos;
– e a exigência de registro no Conselho Regional de Administração (CRA), considerada indevida para o ramo de atividade envolvido.

A JF Produções pediu medida cautelar urgente para suspender qualquer montagem ou contratação relacionada à licitação. Também solicitou a instauração de procedimento investigatório, a recomendação para impedir contratações com empresas envolvidas na antecipação dos serviços e a anulação do edital em caso de confirmação das ilegalidades.

O edital prevê a contratação, por meio de registro de preços, de empresa para fornecimento, montagem, operação e desmontagem de estrutura física e técnica para eventos públicos, incluindo shows e apresentações artísticas.

Até a publicação desta matéria, a Prefeitura de Sapé não havia se manifestado sobre o caso.

Veja a denúncia do MPPB clicando AQUI

Montagem de estrutura do São João de Sapé.

Montagem de estrutura do São João de Sapé.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo