Governo publica resultado final da seleção para o curso de pós-graduação em Gestão e Produção Cultural

Imagem Substituída

resultado final da seleção para a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Produção Cultural foi publicado nesse sábado (25). O curso é gratuito e vai ser realizado pelo Governo da Paraíba, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), a Universidade Estadual da Paraíba (UFPB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

A lista final de aprovados pode ser conferida no portal da Secult-PB na internet, no link  https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/pos-graduacao-lato-sensu-em-gestao-e-producao-cultural, e os contemplados devem fazer matrícula a partir desta segunda-feira (27) até o dia 3 de fevereiro. No ato de matrícula, inclusive, os estudantes devem apresentar original e cópia de certificação de seleção, RG e CPF, comprovante de residência atualizado dos últimos três meses, foto 3×4, cópia de certidão de nascimento ou casamento, certidão de alistamento militar ou reservista (para pessoas do sexo masculino) e certidão de quitação eleitoral.

Ao todo, serão 150 inscritos e o primeiro módulo já começa em 4 de fevereiro, um dia depois da aula-magna, que vai acontecer no dia 3 no Museu de Arte Popular da Paraíba, em Campina Grande. O curso será híbrido, com os módulos acontecendo à distância, mas com duas oficinas presenciais, sendo uma em Campina Grande (durante o São João 2025) e uma em João Pessoa (durante o carnaval 2026).

O curso de Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural vai ter duração de 18 meses e carga horária de 360 horas. A grade curricular prevê 10 disciplinas e mais a produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, comemorou o fim do processo de seleção e destacou que está na expectativa para o início do curso. “Esse foi um projeto dialogado horizontalmente com a comunidade acadêmica da UEPB e que se prolongou por vários meses. Com o cuidado necessário para que entregássemos uma pós-graduação de qualidade, que atendesse as demandas de nosso principal público-alvo, que são as trabalhadoras e os trabalhadores da cultura da Paraíba”, comentou.

O gestor explicou que, com o aumento expressivo dos editais de fomento e de premiação, provocado não só pelos investimentos recordes do Governo do Estado nos últimos anos, mas também pelos recursos federais oriundos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura, surgiu a necessidade de cada vez mais profissionais habilitados na área de gestão e de produção cultural, e que esse curso de especialização vem para atender essa demanda.

“É um curso inédito no Brasil por três razões em especial: é completamente gratuito, os estudantes receberão ajuda financeira para os deslocamentos provocados pelos módulos presenciais e é destinado a 150 pessoas, que se habilitarão para atuar em teatro, televisão, rádio, cinema, órgãos públicos, empresas privadas, entre outros”, completou.

O curso de especialização é reconhecido pelo Ministério da Educação e tem um corpo docente formado por nomes indicados pela Universidade Estadual da Paraíba, todos com titulação em nível de mestrado ou doutorado.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo