Estácio João Pessoa e TJPB inauguram nesta sexta novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da capital paraibana

Imagem Substituída

 

Nesta sexta-feira (27), a Estácio João Pessoa realiza a solenidade de inauguração do seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que será composto pelo mais novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da capital paraibana e por um Escritório Modelo de Práticas Jurídicas para atendimento gratuito à população. A cerimônia acontece às 17h, na sede da Estácio João Pessoa, no bairro de Manaíra.

O Cejusc que irá funcionar dentro da instituição de ensino faz parte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça da Paraíba. O centro tem como objetivo promover meios para que o cidadão possa receber do Judiciário uma prestação jurisdicional mais célere, atendendo aos reclames da sociedade. Na Estácio João Pessoa, o Cejusc terá como foco a conciliação extrajudicial de demandas consumeristas.

Para o coordenador do curso de Direito da Estácio João Pessoa, Jean Patrício Silva, o espaço tem relevância tanto para a comunidade acadêmica, como forma de interação com o Tribunal de Justiça, mas, principalmente, para a cidade de João Pessoa. E o diretor da instituição de ensino superior, Guilherme Fontana, reitera que quem ganha com a inauguração do centro é a comunidade pessoense.

“Com o novo Cejus a população poderá ter uma assistência do judiciário mais próxima e facilitada. Esse é o nosso trabalho, fornecer para a comunidade serviços e benefícios junto aos nossos parceiros como o TJPB, para que possamos atender a todos da melhor forma possível”, completa Fontana.

Já no Escritório Modelo de Práticas Jurídicas, advogados voluntários, com o apoio de estudantes de Direito da Estácio, irão atender, orientar e ajuizar gratuitamente causas cíveis e consumeristas levadas pela população. Segundo a coordenadora do NPJ da Estácio João Pessoa, Paulo Vitor Souto, o propósito do NPJ é garantir que mais pessoas tenham acesso à assistência jurídica de qualidade, ao mesmo tempo em que proporcionam aos alunos a vivência, na prática, do que aprendem na sala de aula.

Estarão presentes na solenidade de inauguração o presidente do TJPB, o desembargador Saulo Benevides; o presidente da OAB/PB, o advogado Harrison Targino; autoridades do Nupemec, como o desembargador José Ricardo Porto, o juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, a juíza Ana Amélia Andrade Alecrim Câmara e o juiz Jailson Shizue Suassuna. Também participam os gestores, docentes, discentes e comunidade acadêmica da Estácio João Pessoa.

Após a inauguração oficial, o Núcleo de Práticas Jurídicas entrará em fase de treinamento de pessoal para início dos atendimentos à população, que devem começar a acontecer em meados de março deste ano. A Estácio João Pessoa está localizada no 3º andar do Mag Shopping, na Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, nº 115, em Manaíra.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo