O movimento grevista de servidores do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), localizado no bairro Castelo Branco, em João Pessoa, entra no 6º dia de paralisação nesta segunda-feira (26). A parada faz parte de um movimento nacional que teve início na última quarta-feira (21), em todo o país.
Com a paralisação, cirurgias precisaram ser desmarcadas e alguns procedimentos foram remarcados. Segundo informações da direção do HU, houve um alto percentual de cirurgias desmarcadas na unidade, mas os atendimentos seguem sendo oferecidos aos pacientes, como os ambulatoriais. No entanto, ainda não há previsão de quando o atendimento será normalizado já que as negociações seguem em nível nacional.
Na manhã de hoje, os grevistas realizaram uma mobilização em frente à unidade de saúde de João Pessoa e foi necessário que equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) acompanhassem e realizassem desvios no trânsito de veículos. O protesto durou pouco mais de meia hora.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que administra os hospitais universitários do país, informou que os funcionários têm uma pauta extensa de reivindicações, incluindo reajustes salariais e melhores condições de trabalho.