Estudantes e servidores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Guarabira, tomaram as ruas da cidade em protesto, nesta quarta-feira (8).
Eles se manifestam contra cortes na educação pública ao longo dos últimos anos, e citam o último corte no orçamento ocorrido na última semana, em que só o campus Guarabira teve de devolver mais de 23% da verba de custeio para o Governo Federal.
Os servidores encontram-se em greve, organizada nacionalmente contra tal ação e contra o congelamento de salários dos servidores públicos federais.
A segunda pauta envolve a solicitação do calçamento pela Prefeitura de Guarabira do acesso da PB 057 à entrada do Campus. A solicitação já se arrasta há mais de 5 anos, segundo os alunos e servidores, sem que a prefeitura se comprometa com sua realização.
“São menos de 90 metros de calçamento, que fica tomado por lamas, buracos, que deixam os ônibus e carros atolados e os estudantes e servidores em situação de perigo. O prefeito de nega a realizar a obra, afirmando que os servidores e o próprio IFPB não contribuem para a cidade, e que realizar essa obra não seria de interesse da cidade, que possui outras prioridades”, disseram.
O IFPB investiu mais de 20 milhões de reais na cidade de Guarabira, possuímos 6 cursos integrados (médios e técnicos) e superiores.