Hospital da Unimed JP desenvolve classificação de risco para pacientes com covid

Imagem Substituída

Os maiores e melhores hospitais em todo o mundo utilizam protocolos de classificação de risco para o atendimento aos pacientes nas urgências e emergências. A regra é: tem prioridade no atendimento quem apresenta maior risco para a saúde. Com o surgimento da covid-19, esses protocolos não foram suficientes para o atendimento dos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Por isso, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley inovou na elaboração de um sistema próprio de classificação de risco específico para covid.

A classificação de risco desenvolvida na Urgência e Emergência do Hospital Alberto Urquiza, que assumiu uma posição de protagonismo na Paraíba no enfrentamento à covid-19, garantiu um atendimento mais rápido e seguro, tanto para os pacientes com suspeita da doença, quanto para quem procurava o hospital para tratar outras enfermidades. O ganho nos tempos de tomada de decisão clínica foi de 94% de eficiência. “A gente precisou adaptar o protocolo que já utilizava à nossa necessidade, facilitando o trabalho, melhorando o fluxo e, em consequência, salvando vidas”, disse o diretor clínico e técnico do hospital, José Calixto da Silva Filho.

O êxito do novo sistema foi percebido desde os primeiros dias de utilização. “Essa nova classificação foi tão importante que serviu de modelo para outros hospitais, tanto públicos quanto particulares. Ela é o resultado de um trabalho de interação de toda a equipe multiprofissional”, comentou o médico.

ARTIGO CIENTÍFICO

A classificação de risco para covid-19 do Hospital Alberto Urquiza foi tema de um artigo científico publicado na revista “Science”, um periódico que dissemina experiências atuais e inéditas, que apresentem avanços na gestão e busca pela excelência. Com o tema “Estratégias de gestão do manejo clínico do paciente com suspeita ou confirmação de covid-19: impactos e resultados”, o artigo abordou a experiência do hospital.

A revista é considerada uma importante fonte de exemplos práticos de sucesso e disseminação de boas práticas. “Ter este artigo publicado em uma revista tão importante e séria significa o reconhecimento de um caso de sucesso, desenvolvido e voltado para o nosso propósito, que é promover a vida, cuidando da saúde das pessoas”, disse Cássia Ventura, gerente da Qualidade dos hospitais próprios da Unimed JP.

A “Science” é publicada pelo Instituto Qualisa de Gestão, uma das maiores instituições acreditadoras do país. Ou seja, concede certificações de qualidade aos serviços de saúde.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo