Drª Márcia Brandeburski fala da importância do controle adequado dos níveis da glicose para evitar problemas no coração

Imagem Substituída

O controle adequado dos níveis da glicose tão difundido entre os médicos é mandatório para evitar problemas no coração, como o Infarto do Miocárdio, a Insuficiência Cardíaca, a Miocardiopatia.

Estas patologias ocorrem, principalmente devido às obstruções nas artérias coronárias que transportam oxigênio para o coração.

Alguns fatores contribuem para as obstruções nas artérias em consequência à formação de placas de gordura dentro dos vasos.

Entre alguns fatores implicados na formação das placas destaca se a glicose elevada, pressão alta, excesso de peso, o tabagismo, a falta de exercícios regulares, o colesterol elevado, o stress. Essas placas ao se acumularem internamente, dificultam a passagem de sangue e consequentemente comprometem a chegada de oxigênio ao músculo do coração.

Se o músculo cardíaco não recebe sangue e oxigênio de forma adequada para garantir seu funcionamento, o coração passa a funcionar inadequadamente, ocasionando dores no peito diante de esforços físico maiores. Se com o passar do tempo uma ou mais artérias tornam se severamente comprometidas, ou seja, obstruídas pode ocorrer a morte do músculo o que se denomina o Infarto do miocárdio.

O Diabetes Mellitus é um dos grandes fatores de risco para as doenças do coração, justamente por isso é essencial que todo diabético tenha sua doença bem controlada, permitindo que o coração permaneça saudável e livre de complicações.

Escrito por: Cristiane Cavalcante

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo