Um projeto da Universidade Federal de Campina Grande está permitindo que a tecnologia 5G já esteja sendo testada na Paraíba. O Lab 5G foi montado em 2019 no Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG e testa uma rede 5G restrita. O estudo permite preparar sistemas para a execução de projetos que farão uso da nova tecnologia de comunicação que será implantada em todo o país.
O professor e da instituição, Danilo Santos, que coordena o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Virtus da UFCG acredita que o Lab 5G seja o primeiro do gênero na região Nordeste e que isso permitirá que a Paraíba seja protagonista da implementação do 5G no Brasil.
“Diversas são as possibilidades e casos de uso a serem explorados e desenvolvidos com o 5G. No Virtus-UFCG já exploramos como esses novos serviços e aplicações podem se beneficiar do 5G em pesquisas e aplicações nas áreas de indústria 4.0, saúde, entre outros”, explica.
Daniel ressalta que o leilão do 5G promovido pela Anatel vai finalmente possibilitar a implementação comercial da tecnologia e modificar os serviços oferecidos à sociedade. E como a pesquisa já avalia essas melhorias na prática há mais de um ano, a Paraíba pode ajudar em uma implementação mais ágil. “Nós, como núcleo de inovação em uma universidade, já estamos prontos para desenvolver essas inovações, portanto, trazendo um retorno muito mais rápido”.