Alerta: vulcão entra em erupção nas Ilhas Canárias espanholas

Imagem Substituída

Um vulcão entrou em erupção neste domingo (19) em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias, lançando uma nuvem de fumaça e cinzas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

As autoridades já haviam começado a evacuar os moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas antes da erupção, que ocorreu em Cabeza de Vaca, em El Paso, às 15h15 do horário local (11h15 no horário de Brasília), de acordo com o governo das Ilhas Canárias.

Antes da erupção, os cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING).

Um alerta amarelo de risco de erupção do vulcão Cumbre Vieja havia sido emitido na última quinta-feira (16) cogitando a possibilidade de formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

No entanto, diversos especialistas em geologia e vulcanologia afirmaram que a probabilidade de um tsunami na costa do Brasil acontecer é muito pequena e, caso ela ocorra, a chance dele chegar em forma de ondas gigantescas no litoral do país é praticamente nula.

 

Uma nuvem de fumaça sobe após a erupção de um vulcão no parque nacional Cumbre Vieja em El Paso, nas Ilhas Canárias de La Palma — Foto: Borja Suarez/Reuters

Uma nuvem de fumaça sobe após a erupção de um vulcão no parque nacional Cumbre Vieja em El Paso, nas Ilhas Canárias de La Palma — Foto: Borja Suarez/Reuters

 

Governo espanhol alerta população

Logo após a erupção, o governo local pediu aos moradores que “tenham extrema cautela” e fiquem longe da área e das estradas.

A população das aldeias vizinhas foi instruída a ir a um dos cinco abrigos, e soldados foram enviados para ajudar na remoção dos moradores. Espera-se que mais residentes sejam evacuados das cidades na região.

A televisão espanhola mostrou fontes de lava sendo lançadas, e nuvens de fumaça podiam ser vistas do outro lado da ilha.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, viajará neste domingo para a ilha de La Palma, anunciou seu gabinete.

“Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos”, informou o serviço de imprensa do governo espanhol em um comunicado.

 

Lava e fumaça sobem após a erupção de um vulcão no parque nacional Cumbre Vieja em El Paso, nas ilhas Canárias de La Palma — Foto: Borja Suarez/Reuters
Lava e fumaça são vistas após a erupção de vulcão no parque nacional Cumbre Vieja em El Paso, nas ilhas Canárias de La Palma — Foto: Borja Suarez/Reuters

 

22 mil temores

Foram registrados mais de 22 mil tremores na última semana na área de Cumbre Vieja, uma cadeia de vulcões que teve uma grande erupção em 1971 e é uma das regiões vulcânicas mais ativas das Canárias.

A primeira erupção vulcânica registrada nas Ilhas Canárias de La Palma ocorreu em 1430, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING).

Em 1971, um homem foi morto enquanto tirava fotos perto dos fluxos de lava, mas nenhuma propriedade foi danificada.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo