Quem acompanha a história da OAB de uma forma geral e em particular no Estado da Paraíba sabe que a disputa neste ano de 2021 promete projeções especiais de enfrentamento nos próximos tempos onde, anotem no caderno, o segmento da comunicação promete ser um desses fatores a afetar o conjunto dos eleitores, portanto, a campanha.
De um lado, sem dúvidas, está a experiência e história do advogado Harrison Targino representando a situação – leia-se a gestão de Paulo Maia – e, de outro, a performance e também experiência incisiva do advogado Raoni Vita construindo apoios e pontes.
A campanha dirá como Harrison resolverá o desgaste acumulado pelo atual presidente e Raoni de que forma ampliará o número de apoios para avançar e vencer.
HISTÓRICO DE LUTAS
Ao longo da história no País e no Estado, a OAB sempre representou a força da constitucionalidade e da representação social responsável capaz de conduzir nos vários espectros campanhas e lutas decisivas ao interesse nacional e local imprimindo postura decisiva ao interesse de todos, que não só dos advogados, afetando a própria história cidadã.
A rigor, mesmo que reconheça-se o histórico do presidente Paulo Maia como docente a inspirar gerações, faltou-lhe no exercício da OAB postura à altura das lutas memoráveis da Ordem e, de certa forma, afastou-se do famoso batente, das reivindicações da base profissional.
NOVIDADE DA PELEJA
Tem fato novo na parada: a equipe de comunicação responsável pela surpreendente campanha de Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa, no ano passado, assumiu o marketing da campanha do advogado Raoni Vita, candidato da oposição a presidente da OAB da Paraíba.
Consta que a equipe liderada por Jader França e César Rocha recebeu recentemente o Polaris Awards, uma espécie de Oscar do marketings político, em três categorias – a premiação é entregue anualmente por uma instituição de Londres, que analisa campanhas de todo o mundo.
NOVO CONTEXTO
A disputa entre os grupos de oposição e de situação deve ganhar novo ritmo esta semana, quando os palanques recebem novas adesões e apoios. Neste embalo, Raoni Vita está animado para unir as oposições.
Já Harrison Targino tenta evitar a divisão da situação, que perdeu o apoio de Maria Cristina Santiago e desenvolver novas táticas de campanha.
Em síntese, esta eleição promete uma disputa de comunicação à parte.

