Por Walter Santos
Uma iniciativa pioneira, oportuna e ousada marcará o universo intelectual a partir de João Pessoa com a projeção de lançamento ainda em abril do e-book ” ISOLAMENTO SOCIAL – relatos de mulheres jornalistas” de forma virtual envolvendo 64 depoimentos inéditos durante a fase da Pandemia.
Segundo a apresentação, “a obra foi construída coletivamente por uma pluralidade de mulheres jornalistas, mães, avós, pesquisadoras, profissionais que atuam nas redações, nas universidades, nas aassessorias de imprensa, dirigentes partidárias e sindicais, jornalistas (umas, mães; outras, não), mulheres brancas, negras, de variadas faixas geracionais, que moram sozinhas, que vivem acompanhadas etc”.
E diz ainda: “Os relatos são agrupados em três momentos – medo, esgotamento e ressignificação: o primeiro, marcado pelas ansiedades, assombros, mal-estares, incertezas, permanentes estados de alerta; o segundo, pela exaustão psicológica, excesso de deveres, de trabalho, poucas horas de sono, pensamentos intrusivos,
inquietude em muitas situações; o terceiro ressignifica o caos: o que é motivo de pânico se transforma num posicionamento ativo de esperança, de otimismo, de lições para o mundo pós- coronavírus”.
Conforme a apresentação, “os depoimentos, escritos entre os meses de maio a agosto de 2020, são livres; a escrita e o estilo também. Nessa obra, o(a) leitor(a) vai acompanhar a história de uma jornalista que teve filho em hospital em meio à pandemia, outras que enfrentaram a dor da perda de familiares (mãe, pai, irmãos, amigos), para o coronavírus e para outras doenças. São mulheres que tiveram a Covid-19 e sobreviveram, inclusive duas delas são organizadoras do e-book”.
A apresentação da obra por Kiára Fialho, Sandra Moura, Sônia Lima e Zezé Béchade e fruto do fato delas terem estado pela primeira vez numa quinta-feira, 12 de julho de 2018, quando chegaram ao Tramonto Wine Bar, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, pouco depois das 21h30 chamadas pelo anúncio no Facebook que essa noite prometia música de alta qualidade, executada ao piano. Daí surgiu o grupo “Tramontinas” até por conta da Pandemia gerando na sequência a produção do livro e/ou e-book.
Eis uma iniciativa sensível e de valor pelo conjunto dos textos e depoimentos sobre esta fase histórica.
Lista das autoras:
Adriana Bagno
Amanda Falcão
Ana Carolina Abiahy
Ana Lustosa
Andréa Batista
Andréia Barros
Ângela Costa
Angélica Lúcio
Antônia Sousa
Célia Leal
Danielle Huebra
Débora Cristina
Dilâny Silva
Edilane Araújo
Edilane Ferreira
Ednamay Cirilo
Elara Leite
Eloise Elane
Evanice Gomes
Fátima Santos
Fátima Sousa
Francinete Silva
Gisa Veiga
Gisele Quixabeira
Giuliana Batista
Glaudenice Nunes
Iris Porto
Isabela Prado
Joana Belarmino
Juvinete de Lourdes Silva
Kiára Fialho
Larissa Pereira
Lourdinha Dantas
Lúcia Figueiredo
Mabel Dias
Madrilena Feitosa
Mafalda Moura
Márcia Dias
Mariana Moreira
Marina Magalhães
Naná Garcez
Renata Ferreira
Ridismar de Moraes
Roberta Matias
Romye Schnider
Rosa Aguiar
Ruth Avelino
Sandra Moura
Sandra Raquew dos S. Azevedo
Satva Nélia Costa
Sheila Raposo
Silvana Sorrentino
Sílvia Torres
Socorro Rocha
Sônia Lima
Tatiana Brandão
Taty Valéria
Thais Vital
Thamara Duarte
Valéria Sinésio
Vera Fernandes
Zezé Béchade
Zuíla Duarte
Zulmira Nóbrega
