A Fundação Casa de José Américo (FCJA) inicia nesta segunda-feira (15), a partir das 19h, o ciclo de lives “Folia de Casa”, que vai promover debates sobre o carnaval. Os eventos serão transmitidos pelo canal oficial da FCJA, no YouTube. O Portal WSCOM vai retransmitir todo o conteúdo.
O grande homenageado do projeto é o carnavalesco, jornalista, crítico de cinema e escritor Wills Leal, falecido em maio do ano passado, aos 83 anos. As lives serão coordenadas pelo jornalista e professor Carmélio Reynaldo.
O “Folia de Casa” começa nesta segunda-feira (15), com live sobre o tema “O papo é Carnaval”, com participação dos carnavalescos Ana Gondim, Walter Santos, Pedro Cândido, além da irmã de Wills, Ana Leal, e do poeta Raniery Abrantes.
Na terça-feira (16), com o tema “O papo é música”, terá as participações do Mestre Fuba, Maestro Chiquito, Rui Leitão e Sílvio Osias.
O presidente da FCJA, Fernando Moura, falou sobre a iniciativa de promover o “Folia de Casa” e destacou que o Carnaval está suspenso, mas não extinto. “Discutir a tradição desta manifestação popular, essencialmente com a cara do Brasil, a cara do Nordeste, o Carnaval paraibano. Enfim, tudo o que aconteceu e fazer uma projeção dos próximos Carnavais”, disse.
Para Fernando, essa é também uma oportunidade de fazer um elo do presente e futuro, discutindo a música paraibana, que tem uma grande influência no repertório carnavalesco brasileiro. “Vamos bater um papo sobre Carnaval e música. Onde tem cultura paraibana, a Fundação esteve e estará por perto, porque o presente já estamos fazendo”, finaliza.
Escrito por: Angelo Medeiros
