A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deu posse a 12 novos docentes, nessa quinta-feira (28). A solenidade ocorreu na Reitoria da Universidade, no campus I, em João Pessoa. Mais duas cerimônias de posse serão realizadas nesta sexta-feira (29) e na próxima segunda (1º), totalizando 31 novos servidores empossados, entre docentes (12) e técnico-administrativos (19), que serão lotados nos quatro campi da universidade.
A cerimônia dessa quinta foi presidida pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, contando com a participação da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Profa. Rita de Cássia Pereira, da diretora de Divisão de Seleção e Provisão (DSP), Lara Nóbrega, do coordenador de Processos de Gestão de Pessoas (CPGP), Fagner Oliveira e do coordenador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade, Rafael Paulo de Ataíde.
O reitor Valdiney Gouveia, que realizou a entrega dos termos de posse dos servidores, destacou a satisfação em receber os servidores, profissionais jovens e capacitados que renovam o vigor da instituição. “Nós estamos aqui para servir vocês, assim como confiamos que vocês estarão para servir nossos estudantes e a sociedade como um todo. Nós temos um papel fundamental enquanto servidores públicos”, afirmou.
Essa renovação no quadro funcional da Universidade, seja de docentes ou técnicos administrativos, é importante e necessária, ressaltou a Pró-Reitora Rita de Cássia Pereira. “É uma possibilidade de agregar novos projetos, novas competências e novos estilos de ensino”, afirmou. Ela destacou ainda que o atual contexto da pandemia é desafiador para os novos docentes, pois implica uma nova perspectiva de ensino que requer habilidade de uso de ferramentas tecnológicas em virtude do formato virtual.
Novos estilos que vêm, por exemplo, com a docente empossada Vanice dos Santos, que será lotada no Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), localizado em Bananeiras. Gaúcha, com graduação e mestrado em Filosofia e doutorado em Educação, Vanice está estreando enquanto professora no ensino federal. “Numa universidade federal alcançamos um público maior. Também estou muito feliz de poder trabalhar com a educação do campo, em uma cidade que me encantou”.
Outro empossado que também se encantou com a Paraíba e com o acolhimento com que foi recebido foi o mineiro Carlos Augusto de Oliveira. Médico veterinário com mestrado e doutorado em Ciência Animal, ele atuará como professor no Departamento de Ciências Biológicas/Biociências do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Areia. “Sempre estudei em escola e universidade pública. Então, eu queria a carreira docente para contribuir com meu país. Acredito na força do ensino público de qualidade”, declarou.
Escrito por: Edney Oliveira


