O artista plástico Marcos Pinto divulgou um vídeo, nesta sexta-feira (25), em que cobra o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), para que a sua obra “Aves de Arribação” seja colocada de volta às ruas da cidade. Ela foi retirada do seu local original, o giradouro da Avenida Beira Rio, durante as obras de duplicação da via.
“Prefeito Luciano Cartaxo, o seu mandato está terminando, faltam poucos dias. Tenho fé, espero o seu último gesto de dignidade humana e moral para com a cidade de João Pessoa e a cultura de nossa terra”, declarou.

Marcos Pinto desabafou sobre o destino da sua obra, que está abandonada na Secretaria de Infraestrutura da capital. Segundo ele, não foi cumprido Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado por Cartaxo, o então secretário Cássio Andrade, e o hoje vereador Milanez Neto, na época coordenador do Patrimônio Cultural.
“Quando o senhor foi duplicar a avenida Beira Rio, onde estava a minha escultura ‘Aves de Arribação’, fui chamado com o secretario Cássio e o hoje vereador Fernando Milanez, assinamos um Termo de Ajuste de Conduta onde a sua Prefeitura se comprometia a retirada da minha obra sem danificar e, se danificar, a Prefeitura se comprometia a restaurar e custear as despesas de restauração”, contou.
Ele declarou ainda que a escultura está se deteriorando: “Passado todo esse tempo, ela se encontra jogada na sede da Seinfra se deteriorando e nenhum dos itens do TAC assinado foi respeitado”.
Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=gFNmKCos3J4